Espaço do Conhecimento UFMG amplia atividades presenciais e reabre planetário; confira programação

Da Redação
@jornalhojeemdia
04/01/2022 às 16:10.
Atualizado em 05/01/2022 às 11:43
 (Fernando Michael/Hoje em Dia)

(Fernando Michael/Hoje em Dia)

A partir desta terça-feira (4), o Espaço do Conhecimento UFMG passa a ter o horário das atividades presenciais ampliado, abrindo as portas de terça a domingo das 12 às 17h, com exceção dos sábados, quando funciona das 12h às 19h.

A ampliação do funcionamento inclui a reabertura do planetário, que abrirá de terça a domingo a partir das 14h. O ingresso para visitar o local custa R$ 10 a inteira (R$ 5 a meia) e pode ser adquirido na recepção do museu, somente no dia da sessão, mediante pagamento exclusivo com cartão de débito.

Ainda serão oferecidas diversas atividades, oficinas e encontros presenciais gratuitos no espaço.

Confira a programação:

Oficina "Fases da Lua"
Data: 8/1, às 15h

A oficina, elaborada pelo professor Francisco Prado, vai ensinar os participantes a prever a visibilidade da Lua em qualquer dia e horário; descobrir quando ela nasce e se põe; entender suas fases; e o porquê da ocorrência de eclipses. Serão utilizados modelos construídos em papel, luz do Sol e o próprio corpo dos participantes para a compreensão dos fenômenos.

Público-alvo: crianças a partir de 7 anos, adolescentes, jovens e adultos (até 10 participantes e seguindo os protocolos de segurança estabelecidos).

Oficina "Desdobrando o Museu: Aves do Sertão"
Data: 15 e 30 de janeiro, às 15h

A oficina "Desdobrando o Museu: Aves do Sertão" é um convite para a construção de origamis (dobraduras em papel), com inspiração na instalação "Ave, Sertão!", da artista Dilce Laranjeira, e na exposição virtual "Sertão Mundo". Após assistir a um vídeo, em que poderão conhecer um pouco da instalação, por meio  de um passo a passo super divertido, os participanyes construirão origamis de aves que habitam o sertão, lugar que possui uma biodiversidade e cultura únicas. Cada dia da oficina contará com até 10 participantes e seguirá os protocolos de segurança estabelecidos

Público-alvo: crianças a partir de 6 anos, adolescentes, jovens e adultos

Encontros – Espaço aberto a educadores
Data: 18 e 22 de janeiro, às 10h

Em 2022, o Espaço do Conhecimento inaugura presencialmente o projeto "Espaço Aberto a Educadores"’, para dialogar sobre as possibilidades de ações no museu. Além disso, esses encontros contarão com o lançamento da versão impressa do livreto "Espaço Aberto a Educadores", elaborado durante o período de isolamento social, voltado a educadores.

Público-alvo: professores e educadores (cada dia do evento contará com até 20 participantes e será necessária a inscrição prévia, disponibilizada nas redes sociais do museu).

Oficina "O Planisfério!"
Data: 22 e 29, às 15h

O planisfério é uma representação plana da esfera celeste, que permite indicar quais constelações podemos ver no céu noturno em qualquer dia e horário em Belo Horizonte. O planisfério utilizado na oficina foi produzido como parte integrante da "Sertão Mundo", exposição virtual do Espaço do Conhecimento UFMG, que tem como referência o sertão, bioma tão característico e presente na obra do escritor mineiro João Guimarães Rosa.

Público-alvo: crianças a partir de 07 anos, adolescentes, jovens e adultos (cada oficina terá até 10 participantes e seguirá os protocolos de segurança estabelecidos)

Visitação mediada à exposição Mundo Indígenas

Na exposição "Mundos Indígenas", os povos Yanomami, Ye'kwana, Xacriabá, Maxakali e Pataxoop contam suas próprias histórias. As visitas ocorrem nos dias 5, 7, 9, 12, 14, 16, 19, 21, 23, 26 e 28 de janeiro, às 15h e contam com até 10 participantes.

Confira a galeria com as fotos das atividades desta terça (4).

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por