O Pai do jornalista Chico Pinheiro, da Rede Globo, o ex-vereador e ex-deputado estadual Antônio Oscar Pinheiro morreu aos 98 anos, em Belo Horizonte, na segunda-feira (23).

Nascido em Caculé (BA), o político estava em casa, no bairro Serra, na região Centro-sul da capital, quando se sentiu mal e não resistiu. 

Dom Mauro Morelli lamentou a morte no Twitter. “Joia rara e exemplar de amor e dedicação aos que menos contam, Antônio Pinheiro, aos 98 anos levantando voo para o Reino da Vida. O Chico a caminho do Rio para BH", postou.

Chico Pinheiro respondeu: “pai passou 98 anos construindo sua “canoinha”. Agora, embarcado, é lançado à aventura das águas revoltas. Meus avós, seus amigos e minha mãe Esther estão à sua espera na “terceira margem do rio”.

Política 

Antônio Pinheiro foi deputado estadual de 1993 a 1995, quando substituiu Custódio Mattos, que abriu mão da 12ª legislatura para ocupar o cargo de prefeito em Juiz de Fora.

Ele também cumpriu cinco mandatos consecutivos de vereador na capital mineira (entre 1989 e 2008). Pinheiro ainda passou pelo PSDB e pelo PSB e, em 2018, após o assassinato da vereadora Marielle Franco no Rio de Janeiro, se filiou ao PSOL.

Leia mais:
Minas registra 749 casos e cinco mortes pela Covid-19 em 24 horas
Greve dos ônibus em BH segue pelo menos até a manhã de quarta-feira
Metrô de BH terá reforço na volta para casa nesta terça, segundo dia de greve dos ônibus