A Defesa Civil de Ouro Preto e a empresa Gerdau farão um teste de audibilidade das sirenes instaladas no distrito de Miguel Burnier, que fica na zona rural da cidade, nesta segunda-feira (24). A simulação, que acontece às 11h e às 11h25, vai verificar o funcionamento e efetividade dos equipamentos instalados na Zona de Autossalvamento da Barragem dos Alemães.

Apesar do teste, a Gerdau ressaltou que não há uma situação de emergência envolvendo a barragem e que a ação é parte do plano de segurança da estrutura e envolve cerca de 30 profissionais. A população não será mobilizada durante o acionamento das sirenes.

A barragem dos Alemães, segundo a Gerdau, é a única barragem de rejeitos de minério de ferro da empresa. Ela foi alteada à montante e tem sua estrutura monitorada, auditada e considerada estável, conforme laudo emitido por auditoria independente e especializada em março deste ano. Até 2021, serão investidos cerca de R$ 300 milhões para a desativação da estrutura e implantação de uma solução de empilhamento a seco.