O Ministério da Integração Nacional reconheceu, nesta sexta-feira (7), situação de emergência em 14 municípios do país que estão sofrendo com  estiagem, seca ou vendaval. Quatro dessas cidades são de Minas Gerais e poderão contar com benefícios oferecidos pelo Governo Federal.

Divisa Alegre, Minas Novas, São João do Pacuí e Senador Modestino Gonçalves passam por uma estiagem e terão como auxílio a operação Carro-Pipa Federal, da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec). Além disso, esses municípios terão a renegociação de dívidas no setor da agricultura junto ao Banco do Brasil, aquisição de cestas básicas no Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário e apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a retomada da atividade econômica.

As outras cidades que também estão sofrendo com a estiagem e estão na lista são: Iraquara, Livramento de Nossa Senhora, Poções e Santa Maria da Vitória, na Bahia; Canutama, Envira e Guajará, no Amazonas; e Arraias, no Tocantins.

Já o município de São Roque, em São Paulo, foi reconhecido pelo vendaval que atingiu a cidade. Ribeirópolis, em Sergipe, teve a situação de emergência motivada pela seca.