Liberação de R$ 200 milhões para obras na Vilarinho tem de aguardar fim das eleições

Renata Galdino
rgaldino@hojeemdia.com.br
08/09/2020 às 15:38.
Atualizado em 27/10/2021 às 04:29
 (CRISTIANO MACHADO – 27/10/2015)

(CRISTIANO MACHADO – 27/10/2015)

O dinheiro para as obras de contenção de cheias na avenida Vilarinho, em Venda Nova, na capital mineira, já estaria disponível se não fosse o período eleitoral. A informação é do superintendente de Rede da Caixa Econômica Federal (CEF), Marcelo Bonfim, que na tarde desta terça-feira (8) participou da assinatura do contrato de financiamento das intervenções, na sede da prefeitura. Serão disponibilizados R$ 200 milhões.

Na região, conforme explicou o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Josué Valadão, serão construídos dois reservatórios ao longo da Vilarinho e da avenida Doutor Álvaro Camargos. Nos últimos três anos, pelo menos três pessoas morreram durante as inundações nas duas vias.

Os projetos técnicos estão na fase de revisão e devem ser concluídos no próximo mês. A expectativa é a de que a licitação das obras seja feita em dezembro. Com o contrato assinado, as intervenções devem ficar prontas em até 30 meses.

"São obras que vão ajudar a conter água de chuvas bem volumosas, como as que tivemos no início deste ano e que normalmente acontecem a cada dez anos. Em janeiro choveu 1.974 milímetros (mm), bem acima da média histórica", disse Josué Valadão.

O secretário destacou que as intervenções no local são complexas. "Em 2017 não tínhamos solução concreta para a Vilarinho. Nesse período, um projeto chegou a ser anunciado, mas víamos que ia causar problemas em outro ponto. Agora, sim, temos uma solução", afirmou. 

No entanto, Josué Valadão não descarta haver alterações por causa, por exemplo, das mudanças climáticas.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por