Museu de BH tem cinco réplicas de fósseis do Museu Nacional e convida: 'conheçam a história'

Daniele Franco
dfmoura@hojeemdia.com.br
03/09/2018 às 16:28.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:15
 (Divulgação/PUC Minas)

(Divulgação/PUC Minas)

Depois que um incêndio de grandes proporções atingiu o prédio do Museu Nacional, na noite desse domingo (2), no Rio de Janeiro, brasileiros e a comunidade científica mundial lamentam a perda de itens de valor inestimável para a história do país e do mundo. Apesar da tragédia, alguns dos artigos do acervo do museu têm réplicas expostas aqui bem perto, no Museu de Ciências Naturais da PUC Minas.

Cástor Cartelle, curador da coleção de paleontologia do museu, convida a população a conhecer um pouco mais da história da cidade, do país e do mundo. "Entre as peças, temos o crânio de um tiranossauro rex, o esqueleto de um tigre dentes de sabre, um toxodon - animal do tamanho de um rinoceronte, um pterossauro e uma preguiça gigante. Essa que foi encontrada junto à que estava no acervo do Museu Nacional e que, infelizmente, acabou consumida pelas chamas", lamentou.

Cartelle ainda contou que está em busca de uma réplica da icônica Luzia para trazer ao Museu da PUC. O fóssil é o mais antigo encontrado nas Américas, com cerca de 11.500 anos, e conta uma importante parte da história da humanidade.

Perda irreparável

Cartelle lamenta profundamente a perda do acervo do Museu Nacional. "Não foi uma perda só para os brasileiros, tanto que a imprensa internacional inteira trata como uma grande tragédia. Para a comunidade científica, principalmente, é uma perda irreparável".

Visitação

O Museu de Ciências Naturais da PUC Minas fica na avenida Dom José Gaspar, 290, no bairro Coração Eucarístico, região Noroeste de Belo Horizonte. A entrada custa R$ 10, mas é gratuita para crianças menores de três anos e custa R$ 5 para crianças entre 5 e 12 anos e pessoas com mais de 60 anos.

Leia mais:
Funcionários entram no Museu Nacional em busca de peças do acervo
Defesa Civil vê risco de desabamento e mantém Museu Nacional interditado
Ministro da Educação admite responsabilidade do governo federal em incêndio
'Teremos de prestar contas para a Humanidade', diz arqueólogo 'pai' de Luzia

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por