Pelo sexto ano consecutivo, a represa Vargem das Flores, nos municípios de Contagem e Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ficará fechada durante os quatro dias do Carnaval. A medida foi tomada para preservar o espelho d'água, segundo a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).

Ficam proibidas a prática de esportes náuticos e a realização de eventos festivos na orla da represa. Segundo as prefeituras das duas cidades, a Polícia Militar fará patrulhamento no local das 8h de sábado (22) até as 20h de terça-feira (25).

Operando no limite de sua capacidade, o lago faz parte do sistema Paraopeba, que abastece a Grande BH. Desde 2019, quando ocorreu o desastre da Vale em Brumadinho, também na região metropolitana, afetou a captação de água no rio, a represa se tornou um dos pontos mais importantes para o sistema hídrico gerido pela Copasa.

Dois pontos de controle serão montados em Contagem. Um na rua das Araras, no bairro Solar do Madeira, e outro no Servidão 1, na rotatória, no bairro Sapucaias. Em Betim, onde as entradas são mais espalhadas, serão feitas rondas na orla da represa.

Desde o último dia 6 de janeiro, 51 famílias que vivem próximos ao ribeirão Betim foram retirada de suas casas após a Vargem das Flores atingir 100% de sua capacidade e causar risco ao curso d'água. Como o vertedouro da represa joga água no ribeirão, ele corre risco de inundações desde o mês passado. 

vertedouro da represa Vargem das Flores
Reservatório se tornou o principal no abastecimento da Grande BH desde a tragédia da Vale em Brumadinho

Além do vertedouro, bombas elétricas estão sendo usadas pela Copasa para garantir que a represa não exceda o limite de capacidade. Caso o ribeirão inunde, 319 famílias podem ser prejudicadas.

A remoção das pessoas aconteceu após a prefeitura de Betim acionar a empresa na Justiça, exigindo providências. Segundo a companhia, 186 acomodações na cidade foram reservadas para estadia dos moradores.

Leia Mais:
Várzea das Flores atinge capacidade máxima e Betim aciona Copasa na Justiça por providências
Copasa vai retirar 51 famílias de área de risco de transbordamento em Betim
Baianas Ozadas confirma desfile com trio elétrico que chegou nesta 5ª na cidade