Obras do novo posto de saúde do Cabana devem terminar em dezembro; outros 39 serão reconstruídos

Bruno Inácio
13/06/2019 às 17:38.
Atualizado em 05/09/2021 às 19:05
 (Bruno Inácio)

(Bruno Inácio)

As obras do novo posto de saúde do bairro Cabana do Pai Tomás, na região Oeste de Belo Horizonte, devem ficar prontas em dezembro deste ano. A previsão é da Prefeitura de Belo Horizonte. Nesta quinta-feira (13), o mandatário da capital, Alexandre Kalil, que se filiará ao PSD nesta sexta (14), visitou o canteiro de obras, na rua Centro Social. A entrega da estrutura foi uma promessa de campanha do político, que visitou o bairro quando candidato e disse que entregaria o centro de saúde novo à população.

O espaço onde o novo centro de saúde está sendo erguido é o mesmo onde o antigo prédio, demolido há cerca de quatro anos, funcionava. A capacidade, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), será de atender 20 mil pessoas, o dobro do antiga unidade. O custo das obras é de R$ 5 milhões.

Segundo Kalil, outras 39 unidades devem ser reconstruídas até 2021 e a ideia da prefeitura é que, de três em três meses aconteça a entrega de um centro de saúde novo. Não haverá, contudo, aumento no número de instalações na cidade.

"São 40 centros (reconstruídos). Esse é o primeiro. Pretendemos entregá-los a cada três meses. Não é um aumento e sim a substituição de equipamentos que não tem mais condição de uso por meio de uma tecnologia nova e rápida", afirmou o prefeito.

Steel Frame

No Cabana, as obras iniciaram em abril e a parceria público privada prevê que seja usada a técnica steel frame na construção. O modelo usa aço galvanizado na estrutura inicial, o que faz com que o processo seja mais rápido e barato, mas ao mesmo tempo de qualidade. É o que diz Henrique de Castilho, superintendente da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).

"Essa técnica já é usada nos Estados Unidos há mais de 20 anos. É o steel frame, com revestimento em paredes de drywall, aí faz um revestimento laminado por cima e o piso em paviflex. Isso é uma das coisas mais modernas. Os prédios hoje, na verdade, a parte externa dos prédios, inclusive o da Sudecap é toda em drywall. Isso é alta tecnologia", disse.

Por isso, as obras que terminam em dezembro já contemplam a entrega completa do posto. O secretário de saúde da cidade, Jackson Machado Pinto, acredita que o posto do Cabana era um dos mais urgentes a ser entregues, por causa das dificuldades que a população tem enfrentado no atendimento na instalação provisória que tem no bairro, que funciona em uma casa alugada.

"Se visitarmos onde funciona hoje o centro de saúde, percebemos com muita facilidade que ele não oferece  as menores condições de atendimento para pessoas, por exemplo, com insuficiência cardíaca, idosas, que tem que subir escadas para serem atendidas", comentou.

Difícil

O pedreiro Willian Secundino Oliveira, de 52 anos, espera ansiosamente que a obra seja entregue e que mais profissionais sejam contratados para o novo posto de saúde. Segundo ele, na instalação provisória, os moradores têm tido muita dificuldade em conseguir atendimento, principalmente pela falta de acessibilidade

"Sou diabético e subir e descer as escadas aqui, com minha perna do jeito que está é muito difícil. Vi que a nova obra tem elevador, o que será um alívio pra mim", comentou.

O novo centro de saúde vai contar com 12 consultórios, um consultório ginecológico, anamnese, sala de odontologia com seis cadeiras, coleta, vacina, sala de espera, enfermagem, curativo, zoonoses, sala multiuso e área administrativa.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por