Operação de resgate em Brumadinho deve se estender por semanas, dizem bombeiros

Daniele Franco e Cinthya Oliveira
28/01/2019 às 10:07.
Atualizado em 05/09/2021 às 16:16
 (Flávio Tavares )

(Flávio Tavares )

Após quase 96 horas de trabalhos de resgate em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o tenente Pedro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros, afirmou que "esta é uma operação para semanas". Em pronunciamento na manhã desta segunda-feira (26), o militar afirmou, ainda, que a possibilidade de encontrar pessoas com vida ou ilhadas é muito pequena.

Segundo o tenente, as forças militares que vieram de Israel já estão a caminho do distrito de Córrego do Feijão, onde se reunirão com as equipes brasileiras. "São 136 militares israelenses somados aos 270 do Corpo de Bombeiros e aos demais agentes de outras forças de busca. Vamos utilizar uma série de estratégias de rastreamento, como sobrevoo com drones, câmeras termais, referenciamento geográfico e última localização disponível através dos celulares das vítimas".

Um grupo precursor esteve na cidade, onde foram realizadas reuniões para alinhar o funcionamento das operações de resgate, segundo o tenente Aihara. "Fizemos também uma videoconferência com equipes que estão em Israel e vão auxiliar com o aparato tecnológico e, agora, os militares em campo serão alocados no Córrego do Feijão e empenhados nas buscas nas áreas onde funcionavam o setor administrativo da Vale e o refeitório. Depois do pontilhão o trabalho será somente dos bombeiros", detalhou.

Além das equipes especializadas, há também voluntários atuando na cidade. Entretanto, segundo Aihara, "eles só trabalham em situações mais estratégicas, como no acolhimento de animais resgatados e no desenvolvimento de atividades de apoio administrativo. A atuação nas zonas quentes ainda oferece riscos e temos que ter cuidado para que essas pessoas, que estão com boa vontade, não se transformem em novas vítimas".

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por