Pandemia obriga BH a montar programa social sem precedentes em tempo recorde

Renata Evangelista
rsouza@hojeemdia.com.br
12/06/2020 às 15:17.
Atualizado em 27/10/2021 às 03:45
 (MV/Hoje em Dia)

(MV/Hoje em Dia)

618 mil cestas básicas, 95 mil kits de higiene pessoal e 81 toneladas de alimentos entregues para a população mais carente de Belo Horizonte. Além disso, 337 mil refeições nos restaurantes populares e 430 mil nos abrigos da cidade. A pandemia do novo coronavírus fez com que a capital montasse, em um tempo recorde, o maior programa social da história. 

O feito foi destacado pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD), que nesta sexta-feira (12) concedeu entrevista coletiva para informar que a metrópole não vai avançar na terceira fase da flexibilização social.

“BH sofreu a maior tempestade da sua história em janeiro. Sofreu a maior pandemia da história em março. E fez o maior programa social da sua história”, destacou Kalil. MV/Hoje em Dia / N/A

Alexandre Kalil em entrevista que concedeu nesta sexta-feira (12) 

Quarentena

O distanciamento social em BH foi recomendado no dia 18 de março e, dois dias depois, a prefeitura determinou o fechamento de todos os serviços considerados não essenciais. 

As lojas da capital permaneceram fechadas por 66 dias, quando, no dia 25 de maio, a metrópole deu início à primeira fase da flexibilização gradual do comércio. Na época, salões de beleza, lojas de cosméticos, brinquedos, veículos automotores e até shoppings populares puderam reabrir as portas. 

Duas semanas depois, foi a vez de lojas de calçados, armas, acessórios e artesanatos receberem o aval do executivo para retomar o funcionamento. Com a segunda fase da flexibilização, 92% dos empregos da cidade ficaram ativos e 824 mil pessoas puderam circular pelo município. 

Mesmo liberando grande parte do comércio, a prefeitura destacou que o isolamento social permanece no município. Os moradores só devem sair para o essencial, mas o que se viu na cidade nos últimos dias, especialmente na região central, foram ruas cheias, ônibus com aglomeração e pessoas desrespeitando o distanciamento social. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por