Perdeu a carteira no Carnaval? Veja como bloquear cartões e recuperar documentos

Malú Damázio
mdamazio@hojeemdia.com.br
21/02/2017 às 11:31.
Atualizado em 16/11/2021 às 00:39
 (Reprodução Blog Marcus Pereira/R7)

(Reprodução Blog Marcus Pereira/R7)

Para os foliões mais descuidados é preciso atenção redobrada no Carnaval. Durante o feriado, muitos itens como carteiras, documentos e celulares são roubados ou perdidos pelas ruas de Belo Horizonte. Para evitar uma maior dor de cabeça com o extravio e o possível uso indevido de cartões de banco e talões de cheque, os consumidores podem cadastrar os dados dos pertences financeiros no SOS Cidadão.

O serviço gratuito, coordenado pela Câmara de Dirigentes Lojistas da capital (CDL/BH) desde 1998, reúne informações sobre cartões e cheques perdidos e informa comerciantes de todo o país sobre a situação dos documentos. Se alguém tentar utilizá-los em compras, as transações não serão permitidas. Em 2016, 4.405 documentos foram incluídos no banco de dados do programa.

Para se cadastrar no SOS Cidadão é necessário levar o boletim de ocorrência feito junto à Polícia Civil, comunicando a perda dos itens, no prazo de sete dias. É importante também cancelar os cartões e os talões de cheque no banco. O registro do extravio pode ser feito pelo telefone (31) 3249-1919 ou na sede da CDL/BH, na avenida João Pinheiro, 495, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 14h30.

Achados e perdidos

Mesmo com o cancelamento de itens financeiros, ainda há esperança para quem deseja reaver outros pertences e documentos extraviados, como RG, carteira de motorista e título de eleitor. O serviço de achados e perdidos do Carnaval 2017 de Belo Horizonte já começou a funcionar no último sábado, dia 18.

As pessoas que encontrarem objetos perdidos pelas ruas da capital podem levá-los até os locais de recolhimento. Segundo a Empresa Municipal de Turismo (Belotur), os pertences serão guardados em dois Centros de Atendimento ao Turista (CATs) da cidade. Um no Mercado das Flores, no Centro, que funcionará das 10h às 22h, e outro no Veveco, na Pampulha, que abre das 8h às 17h.

Os itens ficarão recolhidos nos CAT até a próxima terça-feira (28). Após a data, todos os objetos serão encaminhados para a agência dos Correios.

Serviço:

SOS CIDADÃO
Avenida João Pinheiro, 495, Boa Vista
Telefone: (31) 3249-1919
De segunda à sexta-feira, das 8h30 às 14h30

CAT VEVECO
Avenida Otacílio Negrão de Lima, 855, Pampulha
Telefone: (31) 3277-9987
De 24 a 28 de fevereiro, das 8h às 17h
 
CAT MERCADO DAS FLORES
Avenida Afonso Pena, 1055, Centro
Telefone: (31) 3277-7666
De 24 a 28 de fevereiro, das 10h às 22h

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