Alunos do terceiro período do curso de gastronomia das Faculdades Promove estão entre os vencedores do 2º Concurso Prato Junino, promovido pela prefeitura de BH. O prato desenvolvido pelos graduandos será comercializado no Arraial de Belo Horizonte, juntamente com outros quatro pratos que também venceram o concurso. 

A iguaria desenvolvida é o ‘Trio Ternura’. Um bolinho à base de batata baroa e recheado em três sabores: carne de lata e catupiry, frango e catupiry e queijo do serro cremoso. Acompanhando os bolinhos, os alunos serviram um molho picante separadamente. O prato foi desenvolvido pelos alunos Roberto Teixeira, de 42 anos, Éverton Dias, de 30, Roberto Oliveira, de 39, e Heider Soares, de 30  e apresentado na manhã deste sábado (15), em evento na sede da PBH. 

A supervisão foi da professora Cidinha Lamounier. “Eu achei sensacional. O prato teve leveza, sensibilidade e respeito a quem vai comer. A escolha da baroa foi um diferencial”, ponderou a docente. “É uma turma que está no meio do curso e já com criatividade, ousadia, saindo do óbvio”, observou Cidinha. 

No concurso, os pratos deveriam, obrigatoriamente, homenagear  dona Lucinha, referência gastronômica em Minas, que morreu neste ano. “Mantemos dentro dos recheios aquilo que é bem junino, a carne de porco, o frango. E aí a homenagem à dona Lucinha através do recheio de creme de queijo do serro”.

Um dos responsáveis pela execução da iguaria, Roberto Teixeira se mostrou orgulhoso com o resultado final. "A gente fica muito honrado com a oportunidade que a faculdade nos deu. Essa comida de festa junina esquenta a alma, o coração e a vida", comentou. 

WhatsApp Image 2019-06-15 at 12.08.49.jpegOs bolinhos de baroa foram fritos na hora para serem apresentados ao público, nesta manhã, na sede da prefeitura 

Arraial 

A Praça da Estação, assim como em outros anos, será o palco do Arraial de Belo Horizonte em 2019. O evento ocorre nos dias 29 e 30 de junho e 6 e 7 de julho. A expectativa de público da Belotur é de que mais de 90 mil pessoas participem do evento. A cantora de sertajeno Naiara Azevedo é a primeira atração confirmada. Entretanto, nesta semana outro nome de relevância nacional será anunciado. 

Presidente da Belotur, Gilberto Castro explicou que a administração municipal está trabalhando para que o Arraial possa se difundir cada vez mais. "Belo Horizonte é um dos quinto destinos juninos turísticos mais importantes do país reconhecido pelo Ministério do Turismo e o mais importante das regiões Sul e Sudeste", disse o gestor.