A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) aplica nesta segunda-feira (13) a terceira dose da vacina contra a Covid-19 em idosos de 79 a 81 anos que foram imunizados com a Coronovac há mais de seis meses. Segundo orientações do Ministério da Saúde, o grupo será imunizado com as vacinas da Pfizer.

A aplicação do reforço em pessoas acamadas ou com mobilidade reduzida, que tenham entre 79 e 81 anos, também será iniciada nesta semana. No entanto, a PBH informou que o grupo será contatado pelas equipes da Secreataria Municipal de Saúde que fará o agendamento do dia e horário em que será realizada a vacinação.

O Executivo Munincipal informou ainda que os idosos que estão nessa faixa etária, mas que receberam a imunização da AstraZeneca, não devem se dirigir aos locais de vacinação, já que completaram o esquema vacinal há menos de seis meses. Por essa mesma razão, os idosos de 85 a 82 anos ainda não foram convocados.

Segundo a PBH, a ampliação para as demais idades será feita de forma gradativa, respeitando o intervalo entre as aplicações, e está condicionada ao recebimento de novas remessas.

Segunda dose

Além do reforço para os idosos, pessoas 27, 28 e 55 anos vão receber a segunda dose da vacina para a Covid-19. Na terça (14), pessoas de 28 anos, vacinadas com a Coronavac, vão receber a segunda dose do imunizante.

Na quarta (15), será a vez das pessoas que tem 27 anos e que receberam a primeira dose da Coronavac serem imunizados. Já na quinta (16), os belo-horizontinos de 55 anos vão poder ser imunizados com a segunda dose da vacina contra a Covid-19.


Locais, horários e o que levar

Os usuários que precisam concluir o esquema vacinal com a segunda dose ou devem receber a terceira, podem acessar os pontos de vacinação por tipo de imunizante.

O horário de funcionamento destes locais, em dias úteis, é das 8h às 17h, para pontos fixos e extras, e das 8h às 16h30, para drive-thru. Há também quatro pontos de vacinação com horário noturno até às 20h. Veja os endereços aqui

Para que os moradores possam tomar o reforço, é necessário apresentar o cartão de vacina, documento de identidade e CPF. Já para a primeira dose, também é preciso apresentar comprovante de residência.

 

Veja a programação completa:

  • Dia 13, segunda-feira: dose de reforço para idosos de 81 a 79 anos que já tomaram a segunda dose da CoronaVac
  • Dia 14, terça-feira: segunda dose para pessoas de 28 anos, vacinadas com a CoronaVac. Só poderão tomar a segunda dose nesse dia as pessoas de 28 anos cuja data do cartão de vacina esteja marcada para até 21 de setembro
  • Dia 15, quarta-feira: segunda dose para pessoas de 27 anos, vacinadas com a CoronaVac. Só poderão tomar a segunda dose nesse dia as pessoas de 27 anos cuja data do cartão de vacina esteja marcada para até 22 de setembro
  • Dia 16, quinta-feira: segunda dose para pessoas de 55 anos. Só poderão tomar a segunda dose nesse dia as pessoas de 55 anos cuja data do cartão de vacina esteja marcada para até o dia 23 de setembro