Vândalos jogam bicicletas alugáveis dentro da Lagoa da Pampulha

Bruno Inácio
26/07/2019 às 18:31.
Atualizado em 05/09/2021 às 19:43
 (Reprodução/WhatsApp)

(Reprodução/WhatsApp)

Duas bicicletas que estavam na orla da Lagoa da Pampulha, principal cartão postal de Belo Horizonte, foram jogadas dentro do espelho d’água na manhã desta sexta-feira (26). Corredores que circulavam pelo passeio e viram a cena, compartilharam as imagens com a reportagem do Hoje em Dia.

O ato de vandalismo foi praticado ainda nesta manhã, já que as bicicletas são retiradas todas as noites e recolocadas durante o dia. O estudante Peterson Gabriel Lima, de 28 anos, que passeia todos os dias na região, disse que, na quinta-feira (25), não havia sinal de vandalismo em ponto algum da lagoa.

As duas bikes foram jogadas dentro da Lagoa no ponto próximo ao Parque Guanabara. Segundo o estudante, outras pessoas comentaram da tristeza de ver os equipamentos quebrados. “Triste, pois muitas pessoas, inclusive turistas que visitam Belo Horizonte, passeiam aqui e usam as bicicletas para dar a volta na Lagoa. Qual a mensagem que eles vão levar? Que somos uma cidade mal-educada. O que não é verdade”, opinou.

Reincidente

Contudo, essa não é a primeira vez que acontecem atos de vandalismo com os equipamentos, que ficam espalhados pelas ruas da capital mineira. Pelo menos outros dois casos já foram relatados pelo Hoje em Dia.

Em fevereiro, três bicicletas da mesma empresa foram jogadas dentro do ribeirão Arrudas, próximo à estação Santa Efigênia do metrô, na região Leste da cidade. Menos de um mês antes, outras três unidades foram jogadas no mesmo ribeirão, porém próximo à estação Santa Tereza.

Em todos os casos, as bicicletas vandalizadas eram da empresa Yellow. As polícias Militar e Civil dizem que, para investigar os crimes, precisam de denúncia por parte da empresa. Contactada, a companhia disse que não prestará denúncia, mas fará a reposição das unidades.

Caso, contudo, haja informações dos suspeitos de terem cometido o dano ao patrimônio, denúncias podem ser feitas pelo telefone 181. Caso seja identificado o detido, o suspeito pelo crime pode pegar de um a seis meses de cadeia, além de pagar pelo material depredado.

Recolhimento

Segundo a Yellow, uma equipe circula todos os dias da semana para mapear bicicletas e patinetes, organizá-los, redistribuí-los estrategicamente e retirá-los para manutenção quando necessário, contribuindo, assim, para a melhor distribuição e posicionamento dos equipamentos pela cidade. 

"A Yellow está neste momento trabalhando com o Corpo de Bombeiros para recuperar as bikes. Para evitar casos de furto ou vandalismo, os patinetes da Yellow funcionam das 8h às 20h e são recolhidos das ruas todas as noites. As bikes foram desenvolvidas com peças exclusivas, que não se adaptam a outros modelos”, informou.

A empresa também pede que outras pessoas ajudem a combater os crimes de vandalismo. “Importante ressaltar também que o usuário pode participar desta prevenção, fazendo denúncias tanto no próprio app como direto com a polícia, o que tem sido muito eficiente".

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por