Cine Santa Tereza fecha a partir desta 2ª para obra de transformação

Raquel Ramos - Do Hoje em Dia
21/10/2012 às 21:51.
Atualizado em 21/11/2021 às 17:25
 (Luiz Costa)

(Luiz Costa)

Inaugurado na década de 1940 para projetar clássicos de cinema, a história do Cine Santa Tereza, localizado na região Leste de Belo Horizonte, ganha um novo capítulo. A partir desta segunda-feira (22), as portas do estabelecimento se fecham definitivamente para uma reforma que transformará o espaço em um centro cultural.

Estimada em R$ 2 milhões, as obras atendem a uma antiga reivindicação dos moradores da capital, que, no Orçamento Participativo de 2001/2002, votaram pela revitalização da área.

Intervir em um imóvel que está em processo de tombamento pela Diretoria de Patrimônio Histórico, no entanto, não é tarefa fácil. Antes de qualquer reparo, o projeto precisará passar pela avaliação de órgãos de patrimônio cultural.

“O edifício original foi projetado pelo italiano Raffaelo Berti, que seguiu o estilo art déco. Uma das nossas preocupações agora é recuperar as características arquitetônicas e paisagísticas perdidas ao longo dos anos”, afirma Leônidas Oliveira, presidente da Fundação Municipal de Cultura de BH.

Essa responsabilidade foi atribuída à arquiteta Mariza Hardy, que elaborou o novo projeto do centro cultural. “Enquanto o aspecto da fachada do prédio será semelhante ao dos anos 1940, inclusive reabrindo janelas que foram fechadas com alvenaria, o lado de dentro será modernizado, adequando o espaço ao novo uso”.

Estrutura

O local contará com biblioteca, área de convivência multiuso, cafeteria, além da sala de exibição com capacidade para 150 pessoas. O prazo para conclusão da reforma é de 270 dias, e o valor será arcado pela prefeitura, em parceria com a Vale

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por