Circuitos diferentes para todo tipo de corredor

Flávia Ivo e Letícia Alves - Hoje em Dia
23/12/2014 às 08:18.
Atualizado em 18/11/2021 às 05:28
 (André Brant)

(André Brant)

Ela ajuda na queima de gordura e no aumento da massa magra. É um dos exercícios mais recomendados para o bem-estar físico e mental. A corrida é uma atividade completa e tem feito cada vez mais adeptos em Belo Horizonte. Há quem diga que a capital é o lugar perfeito para os corredores apaixonados pelo esporte, já que oferece parques, praças e pistas com características diferenciadas, que possibilitam treinos leves e também de maior esforço.

Um desses locais é a orla da Lagoa da Pampulha. O trecho, de quase 20 quilômetros, compõe o principal cartão-postal da cidade e é cercado de verde e de prédios históricos, motivos que chamaram a atenção da publicitária Janayna Ribeiro, de 25 anos. “Gosto muito de correr na Pampulha porque a pista é plana e demarcada. Aproveito para puxar treinos mais longos. Sem falar no visual, muito agradável. É um estímulo a mais para a prática desse e de outros esportes”, conta. Janayna começou a correr há um ano por influência do pai e, hoje, diz não conseguir ficar sem o esporte, que já se tornou um hobby, além de ter proporcionado um estilo de vida mais saudável.

Outra pista adequada para a prática esportiva corta quatro bairros da zona Sul (Anchieta, Sion, Mangabeiras e Serra). É a avenida Bandeirantes, circuito queridinho de profissionais do setor. Que o diga Carlos Eduardo Rodrigues, personal trainer e diretor da Efeito Personal, empresa especializada em acompanhamento de corredores. “É um dos espaços que mais utilizamos porque o terreno é variado. Há pontos com grande inclinação, que exigem um maior esforço do corredor, e outros com declives. Além disso, é possível incluir no circuito o espaço da Praça JK. Outro atrativo importante é a vista da Serra do Curral”, destaca.

Fenômeno

A Lagoa Seca, no bairro Belvedere, é um capítulo à parte das pistas de corrida de BH. Conhecida também como ponto de encontro, foi apontada pela revista Runner’s World (especializada em corridas) como local ideal para paquerar e fazer novos amigos. O circuito é interessante pela topografia plana, o verde e a paisagem cosmopolita da região.

Apesar de atrair corredores que residem em outros bairros, a Lagoa Seca tem como frequentadores assíduos moradores do Belvedere. É o caso do empresário Robson Pereira de Carvalho, de 32 anos. “A pista é boa e tem a questão da proximidade. Quem corre aqui também se conhece. Então, pelo circuito, você acaba encontrando amigos e fazendo outros”, afirmou Robson, que começou a correr há cinco anos e emagreceu mais de 16 kg com a prática.

Muito cuidado antes de colocar o tênis no asfalto

A corrida é uma atividade física de alto impacto e, por isso, exige cuidado redobrado. Mesmo em locais externos adequados para a prática, não é só calçar o tênis e ir à luta. O ideal é procurar um cardiologista e um ortopedista para verificar se está tudo bem com o coração e as articulações, em especial os joelhos.

“É necessário verificar se a pessoa tem históricos de lesão ou dor articular. Uma outra questão importante é o tipo de pisada. Em alguns casos, é preciso usar palmilhas especiais”, considera o personal trainer Carlos Eduardo Rodrigues.

O profissional afirma que se tudo estiver liberado, bastar usufruir dos benefícios do esporte, que queima até 600 calorias por hora.

“O ganhos são fisiológicos, psicológicos e de praticidade. Hoje, o grande problema para treinar é o tempo. Então, a corrida tem um alto gasto calórico em um menor espaço de tempo. Além disso, diminui o estresse do dia a dia e pode ser praticada em ambientes diversos. Em BH, não faltam circuitos”, conclui.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por