Cirurgias canceladas no Hospital Municipal de Contagem

Raquel Ramos - Hoje em Dia
12/09/2015 às 07:51.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:43
 (Frederico Haikal/Hoje em Dia)

(Frederico Haikal/Hoje em Dia)

Cirurgias eletivas no Hospital Municipal de Contagem, na Grande BH, estão suspensas. Nesta semana, profissionais de saúde foram avisados sobre o cancelamento dos procedimentos em função de uma bactéria multirresistente no Centro de Tratamento e Terapia Intensiva (CTI). A Secretaria Municipal de Saúde nega qualquer problema.

Porém, trabalhadores da instituição ouvidos pelo Hoje em Dia garantem que, desde a última quinta-feira, os cirurgiões que atendem aos pacientes pré-agendados estão ociosos. “Agora, apenas as operações de emergência estão sendo realizadas. Há, inclusive, a possibilidade de fechamento da maior sala de CTI do hospital, com 18 leitos”, disse um servidor que pediu anonimato.

A maioria das intervenções cirúrgicas foi desmarcada por telefone. Mas algumas pessoas estão sendo pegas de surpresa.

A aposentada Maria Barbosa, de 73 anos, por exemplo, foi dispensada pelos médicos, nesta sexta-feira (11), após mais de sete horas de espera pelo procedimento para tirar uma hérnia umbilical. “Cheguei às 7h. Há dois anos tento marcar essa operação, que seria realizada hoje (sexta-feira). Nesta semana, ainda paguei por dois exames que estavam pendentes”.

Só às 14h Maria foi comunicada sobre o cancelamento da cirurgia. “Eu já estava passando mal porque fiquei muito tempo sem comer e beber água. Não me explicaram o motivo, só falaram que deveria voltar após 20 dias para remarcar a data”.

A prefeitura desmente as informações. Em nota, disse que as operações continuam sendo realizadas na unidade, com todas as medidas necessárias para evitar contaminação dos pacientes.

Argumento

Entre os profissionais de saúde, o rumor é que a existência de uma superbactéria seria apenas um pretexto para cancelar as cirurgias. “É uma justificativa para reduzir o atendimento. Eles querem focar só nos casos de emergência”, contou um trabalhador. Algumas operações, aliás, já teriam sido transferidas para o Hospital Santa Rita.

A prefeitura confirmou que, recentemente, foi aberto um processo de credenciamento público para a realização de cirurgias eletivas. Além do Santa Rita, os hospitais São José e Santa Helena pleiteiam a participação.

20 cirurgias eletivas são realizadas, em média, todos os dias no Hospital Municipal de Contagem

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por