Clássicos da música a bordo do vapor Benjamim Guimarães

Girleno Alencar - Hoje em Dia
15/04/2013 às 12:39.
Atualizado em 21/11/2021 às 02:50

PIRAPORA – O vapor Benjamim Guimarães, que completa neste ano cem anos de existência, foi palco da “Sinfonia do Velho Chico”, sábado (13)  à noite, em Pirapora. Centenas de pessoas assistiram a uma apresentação de clássicos da música, brasileira e internacional, às margens do rio São Francisco.

A Banda Sinfônica Jovens de Pirapora, criada pela Associação Cultural Sociedade São Vicente de Paulo, interpretou 20 canções, nos mais variados ritmos – da Jovem Guarda a Ari Barroso. Houve espaço até para a emblemática música-tema do filme “Titanic”, “My heart will go on”.

Similaridades

O público acompanhou o espetáculo em mesas espalhadas às margens do rio. O show foi organizado de forma similar à Vesperata de Diamantina e ao Janelas da Matriz, de Montes Claros, onde artistas se apresentam nas janelas dos casarões. Na Sinfonia do Velho Chico, os músicos ficam espalhados pelo vapor Benjamim Guimarães.

O maestro Alex Domingos saiu de Diamantina, onde ajudou a criar a Vesperata, para apostar no projeto em Pirapora. Desde 2011, ele formou 120 adolescentes de 9 a 14 anos. A apresentação de sábado foi a primeira aberta ao público. Haverá outras quatro neste ano, sendo a próxima no domingo que vem.

“Preciso elaborar um repertório que agrade a todos segmentos da plateia e que também permita um giro pelo mundo musical, mostrando a riqueza do projeto”, explica o maestro Domingos.

Encantamento
 
O brasiliense Antônio Carlos Almeida passeava em Pirapora com a mulher, Lúcia, quando tomou conhecimento do espetáculo. “A qualidade é excelente. Acredito que o projeto poderia ser expandido a outras cidades cortadas pelo rio São Francisco, mostrando a riqueza cultural dessa região”.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por