As chuvas que têm atingido Minas Gerais devem continuar em todo o Estado no fim de semana. A informação é do instituto PUC Minas TempoClima. Em Belo Horizonte, neste sábado (9), o dia é de céu nublado com pancadas de chuvas isoladas, de diferentes intensidades. A temperatura fica entre 18ºC e 27ºC, e a umidade relativa do ar chega a 85%. Slém da região metropolitana da capital e da Zona da Mata, o Norte do Estado também pode ser afetado por temporais.

De acordo com a Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, em quatro regionais de Belo Horizonte as chuvas já superaram a média histórica prevista para o mês de dezembro, de 319,44 milímetros. A primeira delas é a Oeste, que registrou o maior volume de água, com 374,8 milímetros. Depois, aparece a Noroeste, com 363,6 milímetros, seguida pelas regionais Barreiro (325,1 milímetros) e Centro-Sul (321,4 milímetros).

Sobre os transtornos causados pelo tempo instável, a Defesa Civil informa que foram registrados 48 desabamentos parciais ou totais de muros, sendo que 138 encontram-se em risco. Também houve 90 deslizamentos de encosta e 119 estão em situação de perigo, além de 32 quedas de árvores e 131 que podem vir a cair.