Cobradores que querem atuar como motoristas de ônibus tem até o dia 18 de abril para se inscreverem no projeto de qualificação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte  (SEST SENAT). A iniciativa permite a mudança da CNH da categoria B para a D e ainda oferta cursos específicos para o transporte de passageiros. 

A formação será oferecida de graça em 46 unidades operacionais do SEST SENAT, sendo oito delas em Minas, e contará com os cursos especializado para condutores de veículos de transporte coletivo de passageiros e aperfeiçoamento de motoristas para o transporte de passageiros, que inclui simuladores de direção. Além disso, todo o processo de mudança da CNH será custeado pelo SEST SENAT. Ao todo são nove mil vagas. 

Entre as exigências estão a comprovação do vínculo empregatício na função de cobrador de ônibus; possuir CPF; e enquadrar-se nas regras do Contran quanto aos requisitos de tempo de CNH para realizar a mudança de categoria.

Além disso, a regularidade do cadastro da empresa junto ao SEST SENAT é fundamental. A empresa onde o candidato trabalha deve ter como atividade econômica principal o transporte e deve atuar no transporte coletivo urbano de passageiros.

Unidades Participantes

As 46 Unidades que receberão o Projeto de Qualificação Profissional no Transporte Coletivo de Passageiros são: Maceió (AL), Manaus (AM), Feira de Santana (BA), Simões Filho (BA), Crato (CE), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Cachoeiro do Itapemirim (ES), Cariacica (ES), Colatina (ES), Luziânia (GO), São Luís (MA), Belo Horizonte/Jardim Vitória (MG), Belo Horizonte/Serra Verde (MG), Contagem (MG), Juiz de Fora (MG), Montes Claros (MG), Patos de Minas (MG), Pouso Alegre (MG), Vale do Aço (MG), Belém (PA), João Pessoa (PB), Cabo de Santo Agostinho (PE), Teresina (PI), Curitiba (PR), Foz do Iguaçu (PR), Barra Mansa (RJ), Campos dos Goytacazes (RJ), Rio de Janeiro/Deodoro (RJ), Natal (RN), Carazinho (RS), Caxias do Sul (RS), Passo Fundo (RS), Pelotas (RS), Porto Alegre (RS), Santa Maria (RS), Santa Rosa (RS), Lages (SC), Blumenau (SC), Florianópolis (SC), Guarulhos (SP), Jacareí (SP), São Paulo/Vila Jaguara (SP), Santo André (SP), Taubaté (SP), São Paulo/Parque Novo Mundo (SP).

A inscrição deve ser feita pelo site até às 17h do dia 18 de abril.