No mês do recesso escolar, algumas colônias de férias inclusivas trazem programações especiais para a criançada, jovens e até adultos.

A programação do Instituto Mano Down, em Belo Horizonte, começa na próxima segunda-feira (14), e vai até 18 de janeiro. Ainda há vagas para as diversas oficinas com atividades para todas as idades. Tem música, dança e esportes.

Segundo a coordenadora de desenvolvimento potencializado do Instituto, a programação é voltada para todas as crianças. “Crianças e adolescentes que têm a oportunidade de ter contato com a diversidade ajudam a combater o preconceito”, explica Lídia Lopes.

As oficinas também são uma boa oportunidade para desenvolver algumas qualidades “Música, dança, esporte e atividades físicas para descobrir o potencial e desenvolvê-lo. Muitas famílias acreditam que essas pessoas não conseguem e, a partir de estímulos, percebe-se que elas dão conta de fazer as coisas”, conclui Lídia.

Serviço:

Colônia de Férias Mano Down

Quando: 15 a 18/01

Onde:  Rua Japão, 180 - Alto Barroca - BH

Contato: (31) 3371.3739 ou pelo site

Contagem

O Projeto Circuito Inclusão Solidária, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, busca proporcionar lazer e atividades inclusivas para pessoas com deficiências e suas famílias e vai promover sua primeira colônia de férias nos dias 18 e 19 de janeiro.

As atividades são de graça e na programação tem gincana, contação de histórias, brinquedos inclusivos, futebol de sabão, aulão de balé, esportes adaptados e show musical. As inscrições podem ser feitas pelo Facebook. 

Serviço:

1ª Colônia de Férias do Circuito Inclusão para pessoas com deficiência

Quando: 18 e 19/01

Onde: Ginásio do Bairro Sapucaias 3, na Rua Paraju, s/n – anexo a Escola Luís Carlos Prestes

Contato: (31) 98568-1797 

Em Montes Claros, no Norte de Minas, o Instituto de Saúde e Educação Estrela também montou uma programação para lá de especial para a colônia de férias voltada para crianças deficientes com idade entre 2 e 10 anos.

São oficinas de arte, dança e música, atividades motoras e sensoriais, aquáticas e radicais como rapel, tirolesa, slackline. Além dos monitores as atividades contam também com estagiários das áreas de saúde e educação.

“A proposta é promover a interação para a integração das crianças e também para mostrar que elas são capazes de fazer qualquer atividade”, explica a voluntária Bárbara Estrela.

Serviço:

Colônia de Férias do Instituto de Saúde e Educação Estrela 

Quando: 14 a 18/01

Onde: Sítio Recanto do Beija Flor – rua Coronel João Maia, 65 – bairro São José (Montes Claros)

Contato: (38) 99983.3456 ou Facebook.