A coleta de lixo em alguns bairros da região da Pampulha, em Belo Horizonte, passará por mudanças de dias e horários a partir desta segunda-feira (11). A readequação de 18 dos quase 30 roteiros do serviço busca atender com mais eficiência às áreas que, nos últimos anos, registraram significativo crescimento populacional, devido ao aumento de moradias e do comércio.

A iniciativa visa diminuir o tempo de exposição do lixo nas ruas e agilizar as ações dos profissionais, de maneira que concluam suas tarefas no tempo adequado.

De acordo com o Departamento de Políticas Sociais e Mobilização da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), desde o último dia 22 de maio, técnicos departamento estão realizando ações educativas na região, informando aos moradores sobre as alterações. Os horários serão modificados em trechos dos bairros Santa Amélia, Dona Clara, Paquetá e Ouro Preto, lugares onde a coleta de lixo ocorre, até então, no período da tarde e passará agora a ser feita pela manhã, a partir das 8h. Os dias de coleta de lixo permanecem os mesmos nesses locais.

Em parte dos bairros Ouro Preto e São Luiz, a coleta, que antes era realizada às terças, quintas e sábados, muda para as segundas, quartas e sextas-feiras, com o recolhimento de lixo começando às 8h.

Também vão passar por mudanças os bairros Castelo, Trevo, Garças e Braúnas. Nesses locais, os dias serão os mesmos, já a coleta será sempre a partir das 8h.

Segundo a chefe da Divisão de Projetos de Coleta da SLU, Daniella Wilken, a reestruturação mostrou-se urgente para melhorar as condições de execução do trabalho. "Era preciso readequar a demanda de muitos caminhões, tanto com relação à quilometragem quanto à carga", explica Daniella Wilken.

A SLU informou que acompanha todo o processo, mantendo equipe técnica capacitada nas vias, para orientar os garis e os motoristas dos caminhões, a fim de que os roteiros sejam cumpridos sem contratempos para a população.