Devido ao aumento de cerca de 15% na circulação de veículos de carga em Belo Horizonte durante o fim de ano, a BHTrans estabelece regras de carga e descarga e restrições a carretas e caminhões. Nas ruas, existem as vagas regulamentadas para carga e descarga que podem ser utilizadas por qualquer empresa, transportador ou pelo cidadão comum, desde que seja pelo tempo necessário. Já as áreas de carga e descarga para construção ou transportes de valores são demilitadas por sinalização especial.

Para solicitar a implantação dessas vagas, basta acessar o portal da Prefeitura de Belo Horizonte ou ligar no número 156. Atualmente, existem cerca de 900 vagas na região central de BH que devem respeitar a regulamentação de horários, tipo e tamanho de veículo, além do tipo de carga.

No hipercentro, Savassi, Lourdes, Assembleia/Barro Preto e área hospitalar, há proibição para o acesso de grandes veículos de carga. Segundo o diretor de sistema viário da BHTrans, José Carlos Mendanha Ladeira, essa restrição aumenta a rotatividade nas vagas de carga e descarga, já que nelas são usados veículos menores, garantindo mais segurança no trânsito e preservando o pavimento das vias da cidade.

Veja as restrições à circulação de veículos de carga em BH:

 

RestriçõesClique para ampliar

Leia mais:

Empresas alegam déficit de R$ 20 milhões para justificar falta de cobradores dos ônibus de BH
Operação de fim de ano da BHTrans na rodoviária começa nesta sexta; confira o que muda
BHTrans inicia operação para orientar e fiscalizar trânsito em áreas comerciais no fim de ano