Serviços não essenciais, como academias, bares e lojas, podem reabrir em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a partir desta quarta-feira (26). Os estabelecimentos estão na lista da onda amarela do Minas Consciente, programa estadual de retomada da atividade econômica.

No comércio, lojas varejistas e atacadistas - incluídas nessa fase - poderão funcionar de quarta a sexta-feira, entre 11h e 19h. Salões de beleza passam a abrir a partir desta quinta-feira (27) e irão funcionar de quinta a sexta, entre 11h e 20h, e aos sábados, das 9h às 17h.

Academias, espaços para a prática de atividades físicas e autoescolas poderão funcionar sem restrição de horário.

Bares e restaurantes

A prefeitura ainda determinou que bares, restaurantes e lanchonetes poderão funcionar de segunda à sexta, das 11h às 22h, com atendimento e consumo no interior dos estabelecimentos. Aos sábados e domingos, só está permitida a retirada no balcão ou o delivery.

O consumo de bebida alcóolica continua proibido. A venda é permitida para levar para casa. Além disso, a administração municipal informou que todos os estabelecimentos deverão respeitar as regras sanitárias de prevenção à transmissão da doença.

O documento prevê que as empresas de transporte coletivo do município ampliem o número de viagens nas regiões com maior fluxo de pessoas e disponibilize álcool em gel na entrada dos ônibus.

A fiscalização do cumprimento das medidas será feita, segundo a prefeitura, pelos agentes da Guarda Municipal, da Vigilância Sanitária e da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo.

A liberação foi oficializada em decreto municipal publicado nessa terça-feira (25). De acordo com a Prefeitura de Ribeirão das Neves, a retomada será possível porque indicadores de acompanhamento da pandemia, como a taxa de ocupação dos leitos de UTI, apontaram estabilidade no número de casos e óbitos na última semana.

Veja aqui o decreto na íntegra.

Situação epidemiológica

De acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), divulgado nesta quarta-feira (26), 109 pessoas morreram devido à Covid-19 em Ribeirão das Neves. A cidade tem 2950 casos da doença.