Com previsão de céu claro a parcialmente nublado e possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas somente a partir da tarde, este domingo (7) está repleto de opções de lazer, tanto na capital mineira como na Região Metropolitana. 

De acordo com a Defesa Civil de Belo Horizonte, a temperatura varia entre 20ºC e 29ºC e a umidade relativa do ar ficará em torno de 50% à tarde. Nas demais regiões do Estado, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o domingo será de tempo instável em boa parte de Minas. "O posicionamento de um sistema frontal nas imediações do litoral da Região Sudeste favorece a manutenção de áreas de instabilidade e, consequentemente, de pancadas de chuva nas regiões Noroeste, Oeste e Sul do Estado", aponta o órgão. 

Já que a previsão é de chuva só a tarde, que tal aproveitar a manhã ensolarada de domingo?

Confira abaixo toda a programação cultural e gastronômica gratuita: 

DOMINGO (7)

Praça do Papa recebe Festival de Bolhas

O Festival de Bolhas Gigantes BH convida crianças e adultos a brincar na Praça do Papa neste domingo. Baldes com a “poção mágica” serão espalhados pela praça para que todo mundo possa brincar com bolhas de sabão. Você pode comprar ou aprender a fazer o brinquedo no local, levando palito de churrasco, cordão ou barbante (14, 16 fios) e tesoura para a oficina, realizada às 16h30.

Onde: Praça do Papa, Mangabeiras

Quando: domingo, das 14h às 18h

 

Crianças aprendem jogos teatrais

As crianças vão deixar a timidez de lado e liberar a imaginação na oficina Jogos Teatrais, que tem duração de uma hora e meia e classificação etária de 5 anos. O número de vagas é limitado a 15 pessoas. Para participar, é necessário retirar uma senha na recepção do museu.

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700)

Quando: domingo, às 15h

 

UFMG oferece várias atividades à comunidade

Oficinas de tricô, origami, crochê e tear de pregos, piquenique, shows musicais gratuitos, aula de ioga, feira agroecológica e atividades com água para crianças autistas são algumas das atrações da 15ª edição do Domingo no Campus, realizado em vários pontos do campus UFMG Pampulha. Entre os destaques estão show de Lorena Werneck na Praça de Serviços e da charanga da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) na Reitoria.

Onde: Campus Pampulha da UFMG (av. Antonio Carlos)

Quando: domingo, das 8h às 12h

 

Música variada na Feira do Mineirinho

A Feira de Artesanato do Mineirinho recebe, neste domingo, as apresentações da banda de pagode Diga Lá e do cantor e compositor Rafael Guinó, vocalista da Bartucada de Diamantina.

Onde: Mineirinho (avenida Antônio Abrahão Caram, 1000, São José, Pampulha)

Quando: domingo, às 12h

 

Mestre Conga recebe convidados

História viva do samba e do carnaval em Belo Horizonte, o músico e compositor José Luiz Lourenço, mais conhecido como Mestre Conga, celebra 70 anos de carreira com o show "Samba de Mestre". Os artistas convidados são Lucinha Bosco, importante nome da velha guarda do samba, e o grupo Conversamba, coletivo formado por nomes importantes do samba em BH, entre eles Mestre Lagoinha, Ronaldo Coisa Nossa, Dona Yolanda e o próprio Mestre Conga.

Onde: Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira (Av. Pres. Antônio Carlos, 821, São Cristóvão)

Quando: domingo, às 15h

 

Feira reúne dezenas de brechós

O BreShop - Feira de brechós e bazares estará em Contagem neste fim de semana. São mais de 50 expositores com peças que variam entre R$ 5 e R$ 40. Haverá espaço gastronômico e para crianças.

Onde: Espaço Multispace (rua Andrômeda, 367, Jardim Riacho das Pedras, Contagem)

Quando: domingo, às 10h

 

Tradicional feira japonesa no Cachoeirinha

O Festival de Comida Típica Japonesa chega à sua 22ª edição neste fim de semana. Além das delícias da culinária típica japonesa, o evento contará com apresentações de odori, taiko, karaokê, oficinas de origami e ikebana, Lolita e Cosplay. Entrada: 1 kg de alimento não perecível.

Onde: Dom Lourenço de Almeida, 535, Nova Cachoeirinha

Quando: domingo, das 10h às 17h

 

Skate e tenda de spa na Savassi

No BH é da Gente deste domingo, uma oficina de skate será oferecida ao público pela associação União dos Skatistas de Minas Gerais, com o objetivo de promover e divulgar o esporte como ferramenta benéfica à saúde física e mental. Haverá também uma tenda de spa com atendimentos gratuitos individuais de quick massage e massagem nos pés. O projeto também vai oferecer espaço para a prática de tênis de mesa, escalada, peteca, xadrez, dama, futebol de prego e cama elástica.

Onde: Encontro das avenidas Getúlio Vargas e Cristóvão Colombo

Quando: domingo, das 8h às 12h

 

Bruxas em contações de histórias

O projeto "Era Uma Vez" deste domingo traz a história "Strega Nona", conto popular de origem italiana que acompanha a trajetória de uma senhora idosa famosa em sua cidade pelo seu conhecimento medicinal das plantas que acaba com problemas quando uma criança resolve mexer em seu caldeirão. A contadora Daniela Oliveira lembra ainda a história "A Bruxa Arreganhadentes".

Onde: Piso 2 do Minas Shopping (av. Cristiano Machado, 4000)

Quando: domingo, às 14h

 

Shopping abriga Academia do Skate

Até o dia 19 de maio, o o Shopping Cidade recebe o projeto Academia do Skate, que apresenta aulas e palestras gratuitas sobre o esporte. A Academia do Skate conta com uma mini rampa de madeira, que permite mesclar duas das mais populares modalidades do skate: street e vertical. Instrutores capacitados ficam à disposição dos jovens de 2 a 17 anos de idade que queiram aprender ou aprimorar no esporte.

Onde: Piso G5 do Shopping Cidade (rua dos Tupis, 337, Centro)

Quando: terça a sábado, das 10h às 20h, e domingo, das 10h às 16h

 

Histórias de cinemas na telona

O Museu de Imagem e Som (MIS) Cine Santa Tereza recebe, até domingo, a Mostra Cinemas do Brasil que vai apresentar 23 curtas-metragens e um longa, todos documentais. As produções descrevem as trajetórias de diversas salas de cinema no país que vieram seu auge na metade do século 20 e começaram a declinar vertiginosamente a partir da década de 1980. A programação pretende discutir a situação atual desses espaços, muitos deles monumentos arquitetônicos.

Onde: Cine Santa Tereza (Praça Duque de Caxias)

Quando: até domingo

 

Arte e cultura em Congonhas

Localizado na MG-030, a cerca de 80 quilômetros de Belo Horizonte, Lobo Leite é distrito de Congonhas e está recebendo o 1º Festival de Arte e Cultura do Alto Paraopeba (Facap). A programação conta com de apresentações artísticas, shows musicais, exposições, encontros literários, mesas redondas, teatro, encontro de folia de reis e oficinas de culinária e artesanato. A programação completa está disponível no site http://facap.cng.ifmg.edu.br.

Onde: Distrito de Lobo Leite, Congonhas

Quando: até domingo

 

Arte e troca de mudas no CCBB

A exposição “Raiz – Weiwei” fica em cartaz até o dia 15 e o público pode contar com oficinas que interagem com seu conteúdo. Neste fim de semana, crianças e adultos serão convidados a participarem de rodas de plantio de espécies típicas de jardim, como girassóis e amor perfeito. O público poderá trazer suas próprias mudinhas para as trocas.

Onde: CCBB-BH (Praça da Liberdade, 450)

Quando: sábado e domingo, das 10h às 12h e das 14h às 16h

 

Leia mais:
Gastronomia, música e skate: veja a programação gratuita do fim de semana
Previsão do tempo para o fim de semana é de calor e chuvas em BH
Bombeiros falam em evacuação do Lollapalooza, mas fãs não querem deixar o local