A raiva é uma doença infecciosa aguda causada por um vírus que acomete mamíferos, inclusive o ser humano, e é transmitida principalmente por meio da mordida de animais infectados. Para controlar o problema, o poder público realiza, anualmente, uma campanha de vacinação antirrábica em todo o país, que permite que os tutores imunizem seus animais gratuitamente. Exceto este ano. 

Como os Estados e municípios não receberam doses suficientes das vacinas por parte do Ministério da Saúde, a campanha, até então, está suspensa. A pasta alega que "houve problemas técnicos na produção da vacina". 

"Atualmente, o Ministério da Saúde aguarda a entrega do laboratório fornecedor, que informou ter identificado problemas técnicos na produção da vacina. A pasta está empenhada em solucionar este atraso junto ao laboratório fornecedor da vacina, e ressalta que as doses serão enviadas aos estados assim que a produção for normalizada", informou, por meio de nota, ressaltando ainda que este ano já foram enviadas 7,1 milhões de doses para todo o país. 

Estas doses serão remanejadas para atender aos municípios prioritários, ou seja, aqueles que tiveram confirmação de casos de raiva em animais. 

Minas

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Minas só recebeu 58% do quantitativo total das vacinas necessárias para a realização da campanha nos municípios. "A entrega do restante, programada para este mês, não foi realizada", informou. 

As vacinas antirrábicas animal (VARC) são repassadas às Regionais de Saúde para que elas façam a entregas aos municípios. "Os municípios que receberam a VARC antes da situação de desabastecimento continuam normalmente com a campanha.  Há, ainda, um pequeno quantitativo em estoque estratégico visando a realização de bloqueios de focos de raiva animal, caso seja necessário", informou a SES-MG.  

Ainda é possível vacinar cães e gatos gratuitamente em BH

Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Belo Horizonte confirmou que recebeu um comunicado do Ministério da Saúde informando sobre o adiamento da campanha, devido a problemas da vacina. 

No entanto, BH ainda conta com estoque da vacina para atendimento de rotina. Desta forma, os animais podem ser levados para serem vacinados gratuitamente no Centro de Controle de Zoonoses localizado na Rua Edna Quintel, 172, no bairro São Bernardo, de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h. 

Leia mais:

Conheça cinco locais para castrar gratuitamente cães e gatos em BH
Vacinação antirrábica começa amanhã em Montes Claros