Com expectativa de 480 mil carros, Via 040 divulga piores horários para viajar neste feriado

Anderson Rocha
arocha@hojeemdia.com.br
09/10/2018 às 17:47.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:53

As rodovias pedagiadas, que levam ao Rio de Janeiro e aos principais destinos turísticos de Minas Gerais, contarão a partir desta quinta-feira (11) com operação especial para melhoria de fluidez do trânsito durante o feriado prolongado de 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Na BR-040, saída da capital, são esperados mais de 480 mil veículos.  

A Via 040, empresa que administra a rodovia, reforçou o quadro de equipes e de viaturas e não fará interdições para realização de obras nos dias de maior movimento (saída e retorno). A ação busca antecipar-se ao fluxo de veículos, que deve ficar 40% maior em relação aos dias normais. 

Nas praças de pedágio e no atendimento de pista, a Via 040 informou que reforçará as equipes com colaboradores extras, que se revezarão, em escalas, 24 horas por dia. 

Horários de maior movimento na saída: 

Quinta-feira (11/10) – Tráfego intenso a partir das 16h
Sexta-feira (12/10) – Tráfego intenso a partir das 7h até as 14h

Horários de maior movimento no retorno: 

Domingo (14/10) – Tráfego intenso a partir de 14h até as 21h
Observação: sábado (13/10) o tráfego é normal em todo o trecho

Estrutura à disposição de motoristas e passageiros

- 18 painéis eletrônicos de mensagens informarão, em tempo real, as condições da pista e do tráfego e o tempo estimado de viagem entre as cidades dos trechos de maior movimento. 
- 21 postos de atendimento entre Brasília (DF) e Juiz de Fora (MG), com estacionamento, banheiros, fraldários, água e área de descanso. 
- 23 veículos de inspeção circularão pelo trecho sob concessão 24 horas por dia, com profissionais preparados para auxiliar os usuários em diversas situações. 
- 31 ambulâncias para resgate e socorro médico.
- 35 guinchos para remoção de veículos leves e pesados.
- Viaturas de resgate de animais e combate a incêndios.

Dicas de viagem

Ainda segundo a concessionária, antes de viajar o motorista deve verificar os dispositivos que aumentam a visibilidade, como faróis, ar-condicionado, limpador de para-brisas e desembaçador. 

Em condições ruins ou de chuva, a empresa alerta também para a necessidade de reduzir a velocidade e aumentar a distância do veículo da frente. Além disso, o motorista deve dedicar atenção constante à sinalização do trecho.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por