Com Rio Doce baixo, cresce risco de racionamento

Ana Lúcia Gonçalves - Hoje em Dia
10/10/2015 às 07:43.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:00
 (Leonardo Morais)

(Leonardo Morais)

GOVERNADOR VALADARES – A dificuldade para captação no rio Doce compromete o abastecimento em Governador Valadares, no Leste de Minas Gerais. Com o baixo nível do curso d’água, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) estuda iniciar o racionamento na cidade.

Nessa sexta (9), a lâmina d’água, na medição da régua do SAAE, chegou a 49 centímetros negativos. Com isso, estão sendo bombeados 637 litros de água por segundo, quase a metade dos 1,2 mil litros captados em dias normais.

Por causa da diminuição, para não haver desabastecimento, a equipe do SAAE começará a fazer manobras na distribuição pela cidade. Trata-se de um revezamento. A água é enviada a um dos pontos de armazenamento e ele é fechado para o envio a outro, e assim sucessivamente. Isso permite que todos os reservatórios tenham o mínimo necessário de água.

Com a manobra, a água não chegará simultaneamente a todos os reservatórios em tempo integral, mas apenas em uma parte do dia. Se o revezamento entre os bairros não funcionar, a solução será o racionamento.

“Não temos essa necessidade ainda, mas estamos nos preparando para ela. Estamos fazendo um estudo técnico e nos preparando para não sermos surpreendidos. A população precisa se conscientizar, pois parece não entender, não acreditar na crise hídrica que estamos enfrentando. Muitos ainda estão desperdiçando água”, lamenta o diretor adjunto do SAAE, Vilmar Rios. Se houver o racionamento, cada bairro poderá ficar dois dias sem receber água.

NA SECA

Pelo menos 21 bairros ficarão sem água em dois dias do feriado prolongado em Governador Valadares. A interrupção do abastecimento será feita para a troca de uma adutora que fica embaixo do viaduto da avenida JK, que está rachada. São 15 metros de ferro fundido de 300 milímetros de diâmetro. De acordo com o SAAE, a troca vai evitar vazamentos, desabastecimento e desperdício de água.

O serviço será feito das 9 às 18 horas deste domingo (11) e, para isso, o abastecimento de água precisará ser interrompido nos bairros Penha, Caravelas, Tiradentes, Castanheira, Vitória, Vila União, Figueira, Jardim Alice, Novo Horizonte, Santa Rita, São Cristovão, Pérola, Vila Rica, Nova Vila Bretas, Vale Pastoril, Canaã, Betel, Jardim Kennedy, Vila Império, JK I e II.

A previsão é a de que o abastecimento nestes bairros seja normalizado na noite de segunda-feira. Os moradores podem solicitar caminhão-pipa pelo telefone 115.

Moradores com reservatórios maiores não ficarão sem água se souberem economizar”, avisa o diretor adjunto do SAAE, Vilmar Rios. Ele alerta que apesar da previsão de dois dias sem água, a normalização pode acontecer na noite de domingo.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por