Hidratação. Essa deve ser a prioridade dos belo-horizontinos em setembro. O tempo está extremamente seco na capital e não há previsão de chuva nas próximas semanas. Na tarde desta quarta-feira (9), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou umidade de 19% na cidade – entre 12 e 20%, o índice é considerado estado de alerta. A temperatura máxima foi de 30°C.

“Setembro e outubro costumam ser os meses mais quentes do ano. Estamos saindo do inverno, que é a estação mais seca, e a radiação do sol vai ficando cada vez mais intensa. Então temos o tempo seco somado a um aumento da temperatura até o início da primavera”, afirma Kleber Souza, meteorologista do Inmet.

Para os dias em que a umidade está tão baixa, exercícios físicos e os trabalhos ao ar livre devem ser evitados entre 10h e 16h. Também se deve usar soro fisiológico para umedecer olhos e narinas.A Defesa Civil de Belo Horizonte tem uma série de recomendações para os dias de calor e umidade baixa.

Confira as orientações:⠀

- Hidrate-se durante o dia;
- Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
- Evite frituras;
- Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;
- Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;
- Evite banhos com água quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;
- Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;
- Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).