Combate ao incêndio no Parque Nacional da Canastra continua

Álvaro Castro - Do Portal HD
12/09/2012 às 14:40.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:13
 (Equipe Serra da Canastra/Divulgação)

(Equipe Serra da Canastra/Divulgação)

A situação continua extremamente delicada no Parque Nacional da Serra da Canastra, localizado no Centro-Oeste de Minas Gerais, nesta quarta-feira (12). Desde a última quinta-feira, brigadistas, voluntários e bombeiros lutam conta o incêndio que aos poucos vai consumindo a área de conservação. Não é possível mais falar em focos de incêndio, já que os diversos vem se unindo e gerando linhas de fogo com quilômetros de extensão.

Não é possível mensuarar a área a tingida, mas segundo o gerente do Parque, dezenas de milhares de hectares de vegetação nativa já foram consumidas pelas chamas, que agora ameaçam a estrutura de apoio e se dirigem para a cidade de São Roque de Minas, que fica em seu entorno. Para o combate, 100 homenes se revezam utilizando abafadores, bombas costais e contando com o apoio de três aviões do tipo air tractor.

Como o Portal HD adiantou na terça-feira, existe a possibilidade de que pelo menos parte dos focos iniciais tenham sido provocados de forma intencional. As portarias 1, 2 e 3 continuam fechadas, estando aberto apenas o acesso à Cascad'anta, que fica na parte baixa do Parque.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por