Começa última etapa do cadastro de indenização dos impactados pelo rompimento da barragem de Fundão

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
06/12/2017 às 13:11.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:05
 (Corpo de Bombeiros / Reprodução)

(Corpo de Bombeiros / Reprodução)

A Fundação Renova abriu a última campanha de cadastro de indenização dos impactados pelo rompimento da barragem de Fundão, em novembro de 2015. A estimativa é chegar a cerca de 8 mil novas solicitações de cadastros que, após atendidas, vão se somar ao total previsto de 30 mil manifestações ao final de todo processo.

Para se inscrever, o solicitante deve acionar o cadastramento nos canais de relacionamento da Renova, instituição criada para reparar os danos causados pelo rompimento da barragem em Mariana, na região Central de Minas. O contato pode ser feito pelo telefone 0800 031 2303 ou nos Centros de Informação e Atendimento localizados ao longo da área de abrangência da fundação. Os endereços podem ser visualizados no site www.fundacaorenova.org.

Devem passar pelo cadastro pessoas que tiveram danos diretos em bens materiais ou em atividades econômicas; perda, por morte ou por desaparecimento, de familiares com graus de parentesco diversos ou de pessoas com as quais coabitavam e/ou mantinham relação de dependência econômica; perda de fontes de renda, de trabalho ou de subsistência das quais há dependência econômica, em virtude da ruptura do vínculo com áreas atingidas; perda comprovada de áreas de exercício da atividade pesqueira e dos recursos e extrativos, inviabilizando a atividade extrativa ou produtiva; perda da capacidade produtiva ou da viabilidade de uso de bem imóvel ou de parte dele, entre outros.

As etapas do processo de cadastramento incluem a análise de quem deve participar do programa de cadastro; indexação de propriedades georreferenciadas (processo de visita às propriedades para marcar um ponto de GPS (latitude e longitude das localidades); mobilização; entrevistas; liberação do formulário preenchido; entrega do formulário para validação das famílias e encaminhamento de cada caso aos programas de reparação.

O atendimento às famílias é individualizado e pode variar desde a indenização e o recebimento do auxílio-financeiro, quando aplicáveis, até ações coletivas voltadas para os diferentes setores impactados. Os atendimentos não são excludentes, isto é, uma mesma família pode ser atendida em diferentes solicitações.O atendimento aos manifestantes, ou seja, àqueles que solicitaram o cadastramento entre os dias 1º de abril e 31 de dezembro deste ano, tem previsão de término em 30 de junho de 2018.

A campanha faz parte da execução das ações de reparação e de compensação da entidade previstas pelo Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), um acordo foi assinado em 2016 entre Samarco Mineração – com o apoio de suas acionistas, Vale e BHP Billiton –, Governo Federal, Governos Estaduais de Minas Gerais e Espírito Santo- e outros órgãos governamentais.

Para todos que solicitaram o cadastro, a Renova vai entrar novamente em contato para atendimento da demanda. Caso o solicitante não receba a confirmação, poderá acionar as centrais de comunicação para averiguar a situação.

Fonte: Fundação Renova

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