Começa em BH a Assembleia dos Bispos do Regional Leste 2 da CNBB

Da Redação
horizontes@hojeemdia.com.br
08/11/2016 às 18:25.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:34
 (Arquidiocese de BH/Divulgação)

(Arquidiocese de BH/Divulgação)

Estão reunidos em Belo Horizonte arcebispos e bispos de Minas Gerais e do Espítiro Santo, que participam da Assembleia Pastoral do Laetitia – sobre o amor na família, do Papa Francisco.

“Isso significa criar proximidade, escutar, conhecer realidades, trazer as famílias para as comunidades”, explica o bispo auxiliar da Papa Francisco e ir ao encontro do outro.”

Ao longo dos encontros, os bispos devem promover reflexões a partir das orientações do Papa e do Documento 100 da CNBB, de título Peixoto, que é arcebispo de Uberaba, buscar uma Igreja mais acolhedora, fraterna e que supere poosturas condenatórias. 

Além disso, para o bispo de Divinópolis (MG), dom José Carlos de Souza Campos, secretário do Regional Leste 2 da CNBB, o encontro é, também, uma oportunidade para tratar questões ecológicas, como o desastre ambiental ocorrido em Mariana, no distrito de Bento Rodrigues, há um ano. “A Igreja precisa fazer ecoar o grito que pede socorro e o cuidado com a Casa Comum”, disse.

Dom Joaquim Wladmir Lopes, Bispo de Colatina (ES), uma das cidades mais impactadas com o desastre ambiental, se recorda do sofrimento dos atingidos pelo desastre. Além dos pescadores e pequenos agricultores da região que perderam suas fontes de renda, ele lembra as dificuldades daqueles que ficaram sem suas casas e ainda hoje sofrem com isso. “Já faz um ano que a barragem se rompeu e ainda não temos um laudo definitivo sobre a qualidade da água que a população consome”, lamenta o Bispo. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por