Concessionária divulga piores horários para viajar neste feriado; confira

Anderson Rocha
arocha@hojeemdia.com.br
13/11/2018 às 17:49.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:49
 (Divulgação/ Via 040)

(Divulgação/ Via 040)

Na tentativa de garantir a fluidez do trânsito e a segurança de motoristas que utilizarão a BR-040 rumo aos principais destinos turísticos de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás, a Via 040 - concessionária responsável pela rodovia - iniciará, nesta quarta-feira (14), ações especiais de controle de tráfego. Na via, são esperados mais de 550 mil veículos nos cinco dias de operação.  

A empresa também divulgou os piores horários para pegar a estrada. Veja só:

Quarta-feira (14/11): tráfego intenso a partir de 16h;
Quinta-feira (15/11): tráfego intenso a partir das 7h até as 14h;
Sexta-feira (16/11): tráfego normal;
Sábado (17/11): tráfego normal;
Domingo (18/11): tráfego intenso a partir de 14h até as 21h. 

De acordo com a Via 040, os motoristas também poderão acompanhar as condições de tráfego pelo Twitter da concessionária e pelo site da Via 040.

Reforço de equipes

Para dar conta do fluxo de automóveis - que estará 30% maior em relação aos dias normais, a empresa reforçou quadro de equipes e de viaturas, com colaboradores extras nas praças de pedágio e no atendimento de pista. Essas equipes se revezarão, em escalas, 24 horas por dia. 

Além disso, a Via 040 declarou que não fará interdições para realização de obras nos dias de maior movimento (saída e retorno). No entanto, na altura do Km 590 e Km 591, entre Itabirito e Ouro Preto, na região Central do Estado, onde há obras de manutenção nas margens da pista, o tráfego está sendo feito no sistema de mão-dupla na pista sentido Belo Horizonte ao Rio de Janeiro.

Por essa razão, motoristas devem dedicar atenção especial à sinalização de obras e ficar atentos a eventuais retenções de tráfego, principalmente nos horários de maior movimento. Nos demais trechos, a Via 040 afirmou que não realizará o procedimento de interdição de faixas das pistas.

Chuva necessita de cuidados em dobro

O motorista que trafega pelas rodovias deve redobrar a atenção na condução. Segundo a concessionária, a chuva é um dos principais fatores de risco para a segurança viária, pois ela tende a reduzir inesperadamente a visibilidade, elevando ainda mais os riscos na direção. 

Por isso, ao se deparar com situações de chuvas e pista molhada, os condutores devem reduzir a velocidade e manter distância dos demais veículos.

Além disso, a prevenção é o melhor caminho quando o motorista vai enfrentar condições atípicas. A recomendação é checar previamente as condições dos pneus, das lanternas, palhetas do limpador, limpeza e condições do para-brisa e conduzir respeitando os limites de velocidade. 

Outra recomendação importante durante o período de chuvas é ligar o ar-condicionado do veículo antes que o vidro do para-brisa comece a embaçar e a prejudicar a visibilidade.

Estrutura da Via 040 à disposição de motoristas e passageiros

18 painéis eletrônicos de mensagens informarão, em tempo real, as condições da pista e do tráfego e o tempo estimado de viagem entre as cidades dos trechos de maior movimento;
21 postos de atendimento entre Brasília (DF) e Juiz de Fora (MG), com estacionamento, banheiros, fraldários, água e área de descanso;
23 veículos de inspeção circularão pelo trecho sob concessão 24 horas por dia, com profissionais preparados para auxiliar os usuários em diversas situações;
31 ambulâncias para resgate e socorro médico;
35 guinchos para remoção de veículos leves e pesados;
Viaturas de resgate de animais e combate a incêndios.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por