Concurso Cidade Jardim reconhece e premia quem cuida de BH

Renato Fonseca - Hoje em Dia
05/06/2014 às 06:52.
Atualizado em 18/11/2021 às 02:52
 ( Frederico Haikal/Hoje em Dia)

( Frederico Haikal/Hoje em Dia)

Em 2009, o cenário da Praça José Miguel Arges, no Barro Preto, região Centro de Belo Horizonte, era de completo abandono. O jardim estava abarrotado de entulho e um matagal disputava espaço com as árvores de pequeno porte. Até restos de material utilizado em rituais de magia negra tomavam o local. Passados cinco anos, a degradação deu lugar à beleza, harmonia e preservação.

A recuperação do espaço veio graças ao empenho de Ceará, apelido de José Valci da Mota, de 44 anos, proprietário de um comércio em frente à praça. A atitude solidária dele e de pelo menos mais 400 belo-horizontinos disputam o concurso Cidade Jardim, lançado nesta quinta-feira (5) pela Prefeitura de Belo Horizonte. A iniciativa chega neste ano à 14ª edição com o objetivo de premiar pessoas engajadas em manter limpos e bem cuidados jardins, parques e outras áreas verdes.

Natural de Morrinhos, a mais de 200 quilômetros de Fortaleza, José Mota vive há 19 anos em BH. Todos os dias, por volta das 6 horas - antes mesmo de pegar duro no restaurante e lanchonete que administra ao lado da mulher, Maria Arruda Nascimento -, ele já está com as ferramentas para deixar impecável o gramado e as flores do espaço de 380 metros quadrados.

Dedicação

A cada dois meses tira R$ 200 do próprio bolso para pagar um jardineiro para “dar uma geral”, como gosta de dizer. “Já pensou se cada um ou grupos de pessoas se unissem para cuidar das praças ou outros espaços públicos que existem próximo à casa deles? Faço isso com prazer”, afirmou Ceará.

Se para ele essa é uma simples atitude, a gentileza urbana pode até assustar algumas pessoas, como a estudante de engenharia Flávia Cordeiro, de 21 anos. Ontem, ao ver Ceará juntando as folhas da praça, a universitária não resistiu. Parou e ficou minutos olhando a cena. “Estou surpresa, mas admirada. Tomara que isso sirva de exemplo para muitos”. 

Saiba mais

O lançamento do concurso Cidade Jardim acontece nesta quinta durante reunião extraordinária do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam). Entre os concorrentes, participantes do programa “Adote o Verde”. O prêmio tem categorias pré-definidas: parques, canteiros centrais e praças com área menor do que 500 m2, entre 500 e 5.000 m2 e maior do que 5.000 m2. 

As inscrições são feitas nas secretarias de Administração regional da prefeitura, que indicam as áreas. Mais informações pelos telefones 3277-5032 e 3277-8247. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por