Um concurso nacional da Prefeitura de Belo Horizonte vai selecionar um projeto para a revitalização da avenida Bernardo Monteiro, no bairro Santa Efigênia, região Centro-Sul da Capital. 

Por se tratar de um concurso de paisagismo, as propostas deverão ser apresentadas por equipes de profissionais, representadas por pessoas físicas ou jurídicas.

Conforme o secretário municipal de Meio Ambiente, o concurso vai levar em conta diretrizes aprovadas pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município e é resultado de amplas discussões com a sociedade. "Nós dialogamos com os comerciantes do entorno, os feirantes participantes das feiras populares que antes ocorriam ali, com membros do Movimento Fica Ficus, com representantes do Ministério Público, da Câmara Municipal de Belo Horizonte e com técnicos de todas as áreas da PBH envolvidas com a gestão dos espaços", afirmou Mário Werneck. 

Ainda segundo a PBH, o projeto deve prever o retorno de árvores de grande porte e copas frondosas, para garantir a continuidade da paisagem; garantir o retorno das feiras no canteiro central; contemplar a revitalização geral dos espaços, incluindo não somente a vegetação, como os pisos, a iluminação, o mobiliário e demais equipamentos; prever a implantação de etapa de transição, com resultados de curto prazo, podendo ser utilizadas, por exemplo, estruturas temporárias, para suporte a trepadeiras ou outras espécies de crescimento rápido, visando à geração de áreas sombreadas, até que as copas das novas árvores venham a exercer esta função. 

O edital completo pode ser consultado no link do Diário Oficial do Município de sábado (13).