A mulher trans mais bonita de Belo Horizonte será conhecida na noite deste sábado (23). Com nove candidatas, a primeira edição do concurso Miss Trans será transmitida ao vivo pelo Facebook, diretamente de uma boate da cidade. Devido à pandemia, não haverá público no local.

"É um concurso para exaltar a arte, a beleza e a capacidade da mulher trans. Queremos que ela possa ser vista pela sociedade com um olhar mais bonito, de mais respeito", contou Evellyn Loren, organizadora do evento. 

Todas as candidatas têm mais de 18 anos e são de BH. Elas serão avaliadas por um grupo de jurados nos critérios de maquiagem, cabelo, vestido, simpatia, desenvolvimento e beleza. A grande vencedora ganhará um dia de salão de beleza e kits de cosméticos e maquiagem, além de coroa, faixa e troféu.

O evento terá início às 21h30, com cumprimento das medidas de combate à Covid-19, como o uso de máscaras, distanciamento e álcool em gel. Haverá show da atual Drag Glamour Minas Gerais 2020, Elektra, mas também sem a presença do público.

Preconceito

Atual presidente do Centro de Luta Pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (Cellos/MG), Evellyn conta que decidiu criar o concurso para lutar contra a transfobia sofrida pela classe e sensibilizar a sociedade sobre a importância de empregar a mulher trans em funções que hoje são renegadas a elas.

"Não temos o hábito de ver uma mulher trans num balcão, em um banco, na medicina ou como secretária. A mulher trans quer trabalhar numa loja, no supermercado, quer ser uma policial. Por que não? Somos iguais a todos e pagamos nossos impostos, como todos", disse.

Na próxima sexta-feira (29), o Brasil comemora o dia da Visibilidade Trans, data criada em 2004 pelo Ministério da Saúde para o reconhecimento à dignidade desta população.

Candidatas

As candidatas são: a empreendedora Yara Victoria; a maquiadora Leona Souki; a gestora de salão Karla Ferrari; a artista Veronyka Daymond; a modelo Giovana Louise; a confeiteira Dominick Elliott; a cabeleireira Juliana Queiroz; a vendedora Rayane Vasconcelos e a micro-empreendedora Melody Queen.

Leia mais:
Covid-19 mata 5 pessoas por hora em Minas; confira o boletim deste sábado
Prefeito de BH Alexandre Kalil lamenta morte de padre Pigi, o sacerdote dos mais necessitados
Enem 2021: professores dão dicas para as provas de matemática e ciências da natureza