Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), atingiu, na terça-feira (10), 100% da população acima de 18 anos imunizada com a primeira dose contra a Covid-19. O município aguarda a liberação do governo do Estado para iniciar a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos.

As informações foram confirmadas nesta quarta-feira (11) pelo secretário Municipal de Saúde, Weslei Denis. “Nós mandamos um ofício na data de ontem (10), solicitando ao Estado para iniciar essa faixa etária. Agora precisamos dessa liberação e da chegada de novas remessas de vacinas”, disse ao Hoje em Dia.

Até a manhã desta quarta, 10.570 pessoas receberam a primeira dose, ou dose única, da vacina na cidade. Além dos moradores, também foram imunizados os funcionários do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, que fica localizado no município. 

Repescagem

Ainda de acordo com o secretário, o município não receberá mais imunizantes para aplicação da primeira dose nas próximas remessas enviadas pelo Estado. Por isso, ele faz um alerta aos moradores de Confins que, por algum motivo, ainda não foram vacinados: “Pessoas que ainda não receberam, devem procurar a unidade de saúde. No local, vamos fazer uma lista e posteriormente informar ao Estado o quantitativo necessário para que ele nos mande. Agora vamos receber apenas para segunda dose ou doses para adolescentes”, concluiu.

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) informou que orienta aos municípios seguir as diretrizes do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), do Ministério da Saúde.

“O referido plano atualmente não recomenda vacinação contra a covid-19 para menores de 18 anos. De acordo com o 31º Informe Técnico do PNO, ‘após a conclusão do envio de doses para a população adulta, serão incluídos os adolescentes de 12 a 17 anos, com prioridade para aqueles com comorbidades’, e a SES-MG aguarda as recomendações e a disponibilidade de doses da vacina por parte do Ministério da Saúde”, diz o comunicado.

Ainda de acordo com a SES, tão logo a pasta tenha acesso aos documentos, irá analisá-los para enviar retorno à cidade.

Leia mais:
BH aplica primeira dose de vacina contra a Covid em pessoas de 32 anos nesta quarta
Brasil registra 1.211 mortes por Covid nas últimas 24 horas e chega a mais de 564 mil óbitos
Taxa de contaminação da Covid diminui pelo segundo dia consecutivo em BH