A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) mantém a coleta de lixo normalmente aos cidadãos nos dias e horários e já estabelecidos, mesmo em meio à pandemia de coronavírus. A exceção é a coleta seletiva, que foi interrompida por tempo indeterminado. Segundo a assessoria e comunicação da PBH, a medida tem o objetivo de evitar a proliferação do coronavírus e preservar a saúde dos catadores de materiais recicláveis.Apesar de não alterar a periodicidade da coleta de lixo, a PBH dá orientações a serem seguidas pela população durante esse período em que a rotina da população está alterada em função do combate à disseminação da Covid-19.

Coleta de Lixo

Edifícios sem porteiros e zeladores

Em domicílios e no comércio - que porventura estiverem em funcionamento - , e nos edifícios em que os porteiros ou zeladores estejam liberados, cabendo aos moradores o descarte desse lixo, a PBH pede que os resíduos devem ser acondicionados em sacos duplos, bem fechados e com, no máximo, 2/3 (dois terços) preenchidos de sua capacidade total de armazenamento para facilitar o lacre e evitar o rompimento.

A Prefeitura também destaca a necessidade de ser observar se não há nenhum tipo de perfuração nessas embalagens.

Outra orientaçao do órgão é que materiais cortantes ou pontiagudos devam ser embalados em caixas de papelão resistente ou em outro invólucro que evite rupturas acidentais, como garrafas PET e embalagens tipo Longa Vida para, somente depois disso, serem ensacados e postos para o recolhimento na calçada.

Para quem quiser consultar os horários da coleta no eu bairro bastar acessar o site: https://prefeitura.pbh.gov.br/slu/informacoes/servicos/coleta-domicilio

Leia mais:

Início de vacinação contra gripe aos sábados é adiado em BH; nova data será marcada

Prefeitura de Belo Horizonte vai distribuir kits de limpeza para 57 mil famílias carentes