Para ter uma vida saudável, não é preciso apenas concentrar a alimentação em frutas, legumes, leguminosas e cereais. Também dá para inserir o chocolate na dieta! Ingrediente para sobremesas desenvolvidas em todos os cantos do planeta, o derivado do cacau pode fazer muito bem à saúde, pois é rico em antioxidantes que oferecem benefícios ao sistema cardiovascular e ajuda na produção da serotonina, que oferece bem-estar ao cérebro.

Neste domingo (7), celebra-se o Dia Mundial do Chocolate e o Hoje em Dia convidou a coordenadora do curso de Nutrição das Faculdades Kennedy, Natália de Carvalho Teixeira, para esclarecer alguns mitos e verdades em torno da amada delícia. Confira:

Quanto mais escuro e amargo é o chocolate, mais saudável é o produto.

VERDADE. “Os benefícios do cacau estão presentes naquele pó extraído da fruta. Assim, quanto maior o teor de cacau na composição, como nos chocolates amargo e meio amargo, maior é a atividade antioxidante que o produto pode oferecer. A gente precisa aprender a relembrar o sabor natural dos alimentos e o sabor predominante do cacau é amargo, assim como é com o café. Temos o costume de inserir açúcar nos alimentos para mascarar o amargo, mas deveríamos é apreciar esse sabor”.

Se quero emagrecer, devo preferir os chocolates diet, pois eles não têm açúcares.

MITO. “O chocolate diet é voltado quem tem restrição alimentar específica, como o diabético. Ao retirar o açúcar da fórmula, o chocolate pode ficar sem uma consistência agradável e a indústria tende a aumentar o teor de gordura. Por isso, muitas vezes, o chocolate dietético é mais calórico do que o normal. Para quem quer emagrecer ou ter uma alimentação saudável, é melhor escolher um chocolate mais amargo”.

É possível comer chocolate diariamente.

VERDADE. “Os excessos oferecem danos. Se o chocolate for consumido moderadamente, traz benefícios. Um tabletinho não faz mal, mas uma barra inteira pode trazer prejuízos à saúde. Importante lembrar que não se deve consumir o chocolate quando se está de estômago vazio, pois a pessoa fica com vontade de comer uma quantidade maior e porque estimula uma grande produção de insulina. Ele também pode ser aliado de quem pratica exercícios físicos no pré-treino ou no pós-treino”.

Chocolate alivia os sintomas da TPM.

VERDADE. “O chocolate libera serotonina e deixa a mulher mais animada em um momento em que ela está mais sensível. Mas se a pessoa tiver um quadro de ansiedade muito grande, ela deve tomar cuidado para não exagerar. A dica é separar uma quantidade pequena ou já comprar aqueles quadradinhos de chocolate e comer apenas aquela porção”.

Chocolate traz benefícios para o cérebro.

VERDADE. “O cérebro é muito beneficiado pelo chocolate tanto pela produção de serotonina, quanto também pela ação dos antioxidantes. Mas, um consumo sensato e equilibrado de chocolate também faz muito bem para o sistema cardiovascular".