Com a queda do viaduto, a avenida Pedro I está completamente interditada nos dois sentidos, complicando o trânsito em diversas vias de Belo Horizonte. A BHTrans, empresa que gerencia o sistema de transporte e o trânsito fez vários desvios. No momento, há congestionamentos na avenida Cristiano Machado, sobretudo nas imediações do Minas Shopping, com reflexos no Anel Rodoviário, no acesso à avenida Catalão. A avenida Padre Pedro Pinto também tem retenções no fluxo de veículos, assim como a Linha Verde, desde a Cidade Administrativa até o acesso à Pedro I.
 
Assista ao vídeo do momento em que o viaduto na avenida Pedro I desabou em Belo Horizonte:
 
 
Orientação da BHTrans
 
A empresa que administra o trânsito na capital informa que a Avenida Pedro I foi interditada, entre as avenidas Portugal e Cristiano Guimarães.
 
Agentes da BHTrans estão no local operando e indicando os desvios aos motoristas. A empresa orienta que os condutores evitem a região e deem preferência a caminhos alternativos, como as Avenidas Cristiano Machado, Portugal, Olimpio Mourão Filho e Vilarinho.
 
Informações sobre o trânsito estão sendo disponibilizadas no twitter da empresa @OficialBHTRANS.
 
Os desvios estão sendo realizados pelas seguintes vias:

Sentido Centro/ Bairro
- ..., Barragem da Pampulha, Avenida Portugal, 13º. Batalhão (Avenida Cristiano Guimarães), Avenida Pedro I ou Avenida Waldomiro Lobo, Cristiano Machado, ...
- ..., Viaduto João Samaha, Avenida 12 de Outubro, Avenida João Samaha, Avenida Vilarinho, ...

Sentido Bairro/ Centro
- Avenida Pedro I, Rua Padre Pedro Pinto, Hospital Risoleta Neves, Avenida Cristiano Machado, ...
 
Move Metropolitano
 
A Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas do Governo de Minas Gerais (Setop) informou que, em virtude do ocorrido na Avenida Dom Pedro I, as estações Lagoa do Nado, São João Batista, Planalto e Cristiano Guimarães, do Move Metropolitano, estão com o funcionamento suspenso.
 
A alteração atinge todas as linhas do transporte coletivo metropolitano que têm itinerário nestes locais. Os usuários poderão utilizar as estações Montese e Monte Castelo, na Avenida Dom Pedro I.
 
Em função desta mudança, o desvio operacional do tráfego no sentido Centro será: Avenida Vilarinho, Rua Dr. Álvaro Camargos, Rua São Pedro do Havaí e Avenida Pedro I, seguindo o itinerário normal.
 
Já no sentido bairro, após sair da Avenida Pedro I, os veículos terão acesso à Rua Dr. Álvaro Camargos, Rua São Pedro do Havaí e retornando à Avenida Pedro I, seguindo o itinerário normal.
 
Rotas Alternativas
 
As opções de desvio repassadas pela empresa são pelas avenidas Cristiano Machado, Portugal e General Olímpio Mourão Filho, de onde saía o viaduto em obras. Ainda conforme a BHTrans, o tráfego para quem se desloca no sentido Venda Nova será feito pelos bairros próximos. 
 
Para quem seguia em direção à Venda Nova, uma das opções é passar pela avenida Portugal e em, seguida, pegar a avenida Doutor Cristiano Guimarães (onde fica a sede do 13º Batalhão da Polícia Militar) e seguir até a avenida Cristiano Machado e a avenida Waldomiro Lobo, conforme a BHTrans. Uma outra possibilidade é pelo viaduto da avenida João Samaha, passando pela rua 12 de outubro e chegando até a Vilarinho. 
 
Já para quem segue em sentido ao Centro da capital, deve-se sair da avenida Pedro I e pegar a Padre Pedro Pinto, próximo ao Hospital Risoleta Neves, pegando em seguida a avenida Cristiano Machado. Segundo moradores da Pampulha que entraram em contato com a redação do Hoje em Dia, vários motoristas estão pegando a orla da lagoa para chegar até a avenida Portugal, para depois chegar ao bairro Santa Amélia.
 
Por causa do acidente, a companhia aérea GOL enviou recomendação para que os passageiros viagens marcadas para hoje que façam seu deslocamento para o Aeroporto de Confins com mais antecedência.
 
Confira a galeria da tragédia em Belo Horizonte: