O governador Romeu Zema (Novo) nomeou o coronel Rodrigo de Sousa Rodrigues como o novo chefe do Gabinete Militar de Minas Gerais. Até a última terça-feira (25), o posto era comandado pelo coronel Evandro Geraldo Ferreira Borges, que pediu exoneração do cargo.

A nomeação do mais recente chefe foi publicada na edição desta sexta-feira (28) no Diário Oficial do Estado. Com o cargo, o cel Rodrigo também atuará como coordenador estadual da Defesa Civil. O militar tem vasta experiência na Polícia Militar (PMMG) e, até a última semana, coordenava o Comando de Aviação do Estado (Comave).

Experiência

O novo chefe do Gabinete Militar ingressou na PMMG em 1990 e era o comandante do Comando de Aviação do Estado (Comave). É instrutor de voo de helicópteros desde 2004, examinador credenciado da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) desde 2012, instrutor dos cursos de Comandante de Operações Aéreas e Tripulante Operacional Policial e de Defesa Civil. É, também, comandante de Aeronave de Asas Rotativas, desde 2001, com mais de 3.300 horas de voo. 

Além disso, foi comandante do Batalhão de rádio-patrulhamento Aéreo da PMMG e subchefe da Assessoria de Desenvolvimento Organizacional, também da PMMG. Nesse mesmo batalhão, atuou nas seções de Operações e Doutrina; Manutenção Aeronáutica; Comunicação Organizacional; Armamento e Tiro; Transporte e Apoio de Suprimentos de Aviação e Almoxarifado.

Formação

Segundo o governo, o coronel Rodrigo fez o curso de Especialização em Gestão Estratégica de Segurança Pública pela Fundação João Pinheiro, em 2014, Especialização em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar, em 2007, e o Curso de Formação de Oficiais, também pela Academia de Polícia Militar, em 1993, entre vários outros nas áreas de Gestão, Políticas Públicas e Segurança Pública.

Leia mais:
Coronel Evandro Borges deixa o cargo de chefe do Gabinete Militar do Governador