Conselho Municipal de Saúde pede esclarecimentos à PBH sobre vacinação de idosos com 89 anos ou mais

Da Redação*
portal@hojeemdia.com.br
12/02/2021 às 18:20.
Atualizado em 05/12/2021 às 04:10
 (Freepik/Divulgação)

(Freepik/Divulgação)

Em ofício encaminhado à Prefeitura de Belo Horizonte, o Conselho Municipal de Saúde de BH solicitou, nessa quinta-feira (11), que a gestão municipal esclareça como ocorrerá a imunização contra a Covid-19 de idosos acima de 89 anos.

Em nota, a PBH informou que realizará o agendamento dos idosos para a vacinação (veja abaixo). Nesta sexta-feira (12), a gestão municipal divulgou um alerta, afirmando que os idosos com 89 anos ou mais não devem ir aos postos neste sábado (13).

No documento enviado à prefeitura, o órgão faz diversos questionamentos, como o cadastramento de idosos. Segundo Carla Anunciatta, presidente do Conselho, as unidades já têm os idosos cadastrados e pedir um novo cadastro "significa um retrabalho que exclui essas pessoas que já são conhecidas da unidade".

Em seguida, ela afirma que esse cadastramento é um ponto dificultador para os idosos. "Os idosos que não usam o SUS, que tem melhores condições financeiras e acesso às tecnologias, vão conseguir se cadastrar pelo site. Essas pessoas que estão se cadastrando iriam receber a vacina e as já cadastradas [na unidade] não receberiam", declarou.

Outro aspecto levantado por Anunciatta é a necessidade de que as pessoas acima de 89 anos vão ao centro de saúde, devido ao risco de aglomerações. Além disso, há o que ela chama de distribuição desigual dos postos. 

"A secretaria divulgou uma lista com um centro de saúde por regional, que são nove, para os idosos que teriam condição de se locomover e irem até esse centro de saúde tomar a vacina. Somente a região Centro-Sul tem o privilégio de ter três centros de saúde para a população se vacinar", finalizou.

Outro lado

Em nota, a PBH, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que o número de centros de Saúde que irá aplicar a vacina em idosos a partir de 89 anos foi definido levando em consideração os cadastros por regional e o número de idosos que optaram por receber a vacina em unidade de saúde e não na residência.

"A vacinação em unidade de saúde também será agendada, de forma segura e para evitar aglomerações. O agendamento será feito pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, em contato telefônico. Até o momento já foram realizados mais de 15 mil cadastros", informou o Executivo municipal.

A prefeitura também declarou que a vacinação residencial foi uma medida adotada para a segurança de pessoas com mais de 89 anos, já que elas têm risco 35% maior de complicações decorrentes da Covid-19.

Sobre o cadastramento dos idosos, a gestão municipal informou que o objetivo é contemplar todos os idosos residentes na capital, uma vez que nem toda população da capital é cadastrada em centros de saúde, "portanto, o uso do Prontuário Eletrônico deixaria de fora da vacinação muitas pessoas".

A prefeitura ainda informou que o número de pessoas vacinadas na capital é divulgado de forma consolidada no portal da campanha. Além disso, os endereços dos centros de saúde estão disponíveis no portal.

* Com Luiz Augusto Barros

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por