Construção de Centro de Saúde no Vera Cruz será reiniciada

Tatiana Lagôa
portal@hojeemdia.com.br
20/08/2017 às 12:20.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:10
 (Rodrigo clemente/ Divulgação PBH)

(Rodrigo clemente/ Divulgação PBH)

Paradas desde 2013, as obras de construção da nova sede do centro de saúde do bairro Vera Cruz, regional leste de Belo Horizonte, vão ser reiniciadas. Na manhã deste domingo (20), o prefeito Alexandre Kalil assinou a Ordem de Serviço para as interveções, com expectativa de término para o segundo semestre de 2018.

A nova unidade demandará um investimeto de R$ 1,8 milhão e vai beneficiar cerca de 16 mil pessoas. O centro de saúde foi aprovado no Orçamento Participativo (OP 2007/2008) e chegou a ter obras iniciadas em 2011. Mas, como explica o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Josué Valadão, a empresa vencedora da licitação abandonou o trabalho ainda no início. “A empresa não deu conta de fazer a obra com o recurso disponível. Fez fundação, cintamento e desistiu da obra”, conta.

Seguindo as regras de licitação, a prefeitura ofereceu o serviço para a empresa que ficou na segunda posição no certame, mas ela não aceitou. Vai assumir o trabalho a que tinha ficado em terceiro lugar na concorrência. A nova promessa é que a obra seja concluída em 12 meses.  

Em discurso para a população no momento da assinatura da Ordem de Serviço, Kalil garantiu que dessa vez a obra chegará ao final. “Não se preocupem porque obra no meu governo que começa acaba. Ou acaba a obra ou acaba a carreira de secretários, gerentes, diretores. O prefeito não pode é fazer papel de bobo assinando obra que não sai”, disparou. Ele disse ainda que a retomada da construção não é um favor da prefeitura aos belo-horizontinos. “O dinheiro aplicado aqui é nosso. Da população. E tem que ser aplicado para nós”, afirmou.

O novo centro de saúde terá 780 metros quadrados e abrigará profissionais que atendem em uma antiga unidade instalada a poucos quarteirões do local. O centro terá 12 consultórios, duas salas de reunião, sala de espera, odontologia e vacina.

A representante da comunidade, Cátia Valéria dos Santos, comemorou o anúncio e cobrou que seja cumprido. “Isso é uma luta antiga nossa. Não podem deixar essa obra morrer” disse ao prefeito.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por