Foi inaugurada, nesta terça-feira (26), duas obras viárias em comemoração aos 103 anos de Contagem, região Metropolitana da capital, celebrado no próximo sábado (30). Segundo a prefeitura de Contagem, as obras visam reduzir o trânsito na cidade. 
 
A primeira a ser entregue foi a alça viária que liga a avenida Marechal Castelo Branco à avenida Babita Camargos, nas proximidades do Itaú Power Shopping. A segunda obra foi a da intervenção realizada na Via Expressa, na altura do bairro Parque São João, que possibilitou a ampliação da via e a criação de um novo retorno.
 
Alça Viária
 
A obra de construção da alça viária, que liga a avenida Marechal Castelo Branco, no bairro JK, à avenida Babita Camargos, no entorno do empreendimento da Construtora Direcional, foi iniciada em maio deste ano. Com a conclusão nesta terça-feira (26), a ligação entre as vias ganha dois sentidos, facilitando o acesso na região. A obra é uma contrapartida da empresa Direcional com o município. Além da alça, está prevista a construção do Centro de Memória dos Trabalhadores da Indústria de Contagem. 
 
Via Expressa
As obras para construção de alças viárias e novos retornos na Via Expressa, no trecho entre o Parque São João e o viaduto da avenida João César de Oliveira, foram iniciadas em junho deste ano. De acordo com a prefeitura, as intervenções beneficiam mais de 70 mil motoristas que trafegam pelo local diariamente. 
 
Para a conclusão da obra, a prefeitura investiu cerca de R$ 2 milhões. As melhorias compreendem a construção de uma alça viária à esquerda no retorno da Via Expressa, após o viaduto da CeasaMinas, no sentido BH-Betim; construção de um novo retorno na Via Expressa, no sentido BH-Contagem-BH, próximo à empresa Tracbel, além da reorganização do trânsito no acesso ao Aterro Sanitário de Contagem e bairros Perobas e Três Barras.
 
(*Com prefeitura de Contagem)