Shoppings, centros de compras populares e galerias vão reabrir as portas em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a partir da próxima segunda-feira (8). Um decreto autorizando a medida foi publicado pela prefeitura.

De acordo com o Executivo, os estabelecimentos poderão funcionar em horário especial, de 12h às 20h, de segunda a sábado. As praças de alimentação e os cinemas, no entanto, permanecerão fechados, assim como academias, lojas de jogos e de empréstimo de carrinhos.

O decreto estipula regras para a abertura, como medir a temperatura corporal de todas as pessoas que entrarem no local: consumidores, proprietários de lojas e prestadores de serviço. Quem apresentar temperatura igual ou superior a 37,2ºC será orientado a procurar uma unidade de saúde.

Os frequentadores terão que usar máscaras e os estabelecimentos disponibilizar álcool em gel 70%. Os estacionamentos só podem permitir o uso de 50% das vagas. A mesma limitação vale para as lojas, que deverão controlar o acesso dos clientes.

Funcionários

Lojistas deverão adotar sistemas de escalas, revezamento de turnos e de alterações de jornadas, para reduzir fluxo, contato e aglomeração de funcionários. No caso dos shoppings populares e similares, será permitido apenas um trabalhador por loja.

Ainda segundo o decreto, bancos, cadeiras, sofás, lounges e outros mobiliários para descanso terão de ser isolados ou retirados.

Leia também:
Eduardo Costa causa revolta na internet ao dizer que Brumadinho 'cheira corpo, cheira morte'
Bolsonaro liga para Trump e agradece envio de mil respiradores à América do Sul