Contagem é a segunda cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte com a maior número de casos confirmados de Covid-19. São 3.985 diagnósticos positivos da doença e 175 óbitos, segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde da cidade, divulgado nesta sexta-feira (31). O muncípio perde apenas para a capital mineira, que registra  20.594 casos confirmados com 528 mortos.

Em 15 dias foram mais mil novos diagnósticos, crescimento que motivou a prefeitura a aderir ao plano "Minas Consciente", para o combate à pandemia do coronavírus, com regras específicas para a flexibilização das atividades comerciais. Desde 17 de julho, o prefeito Alex de Freitas (sem partido) recuou nas medidas de retomada econômica e mantém abertos apenas os comércios considerados essenciais.

Pelo decreto municipal 1.734, os empresários devem continuar adotando todos os protocolos de combate à Covid-19 relativos aos funcionários e clientes, mantendo fixado na entrada dos estabelecimentos a relação dos procedimentos necessários para conter a disseminação do vírus.