Contagem regressiva para a segunda etapa do vestibular da UFMG

Raquel Ramos - Do Hoje em Dia
11/01/2013 às 06:59.
Atualizado em 21/11/2021 às 20:31
 (Flávio Tavares)

(Flávio Tavares)

Após meses de dedicação, 18 mil estudantes terão os conhecimentos colocados à prova neste fim de semana. No domingo, eles fazem as primeiras avaliações da segunda etapa da UFMG para disputar 6.670 vagas em 75 cursos superiores. O exame termina em 20 de janeiro.

Sem proibir os estudos na reta final, o diretor de ensino do pré-vestibular Unimaster, Jair Corgozinho, recomenda que a prática seja regulada. “Descansar e dormir cedo são fatores importantes, ainda mais porque os testes começam às 8h30. No sábado, por exemplo, teremos um último plantão para tirar dúvidas, de manhã. Mas o aluno terá o resto do dia para distrair a cabeça”.

Para quem for sair, a dica do especialista é dar preferência a companhias que não estejam envolvidas no processo seletivo, reduzindo as chances de que o vestibular se torne o assunto da conversa. Além disso, comidas pesadas e bebidas alcoólicas devem ser evitadas.
 
Tática
 
Como a prova continua até a próxima semana, Jair sugere que os candidatos desviem o foco do estudo de um dia para o outro. “Se for pegar um livro, que seja apenas para tirar uma dúvida pontual, sem necessidade de fazer grandes esforços intelectuais”.

A estratégia será adotada por Carolina Gouveia, de 20 anos. Em busca de uma vaga no curso de Veterinária, ela pretende rever alguns conteúdos de química logo após o primeiro dia de provas.

“Essa é a matéria em que tenho mais dificuldade. Como esperei o resultado do Enem para me matricular no cursinho, sinto que os concorrentes que estudam desde novembro estão mais bem preparados”, justifica, admitindo a ansiedade.

Como muitos alunos ficam emocionalmente abalados na reta final, Jair aconselha que eles se programem para escapar de situações inesperadas.

“Olhem com antecedência o local da prova e busquem informações sobre o caminho. É melhor chegar mais cedo ao campus e ficar esperando do que acabar nervoso por chegar atrasado”. Usar roupas confortáveis e levar caneta, lápis e borracha extras são outras dicas.

Segundo a UFMG, o acesso às salas será liberado a partir das 7h30 e os portões serão fechados às 8h30. Quem fizer prova à tarde, marcada para as 15h30, poderá entrar nas salas a partir das 14h30.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por