Conteúdo das disciplinas ao vivo e em cores

Do Portal HD
30/08/2012 às 10:27.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:52

Com a visão de que o aprendizado pode acontecer em lugares inusitados, como em um museu ou no teatro, a pedagoga Flávia Aleixo sugere também a educação por meio da visita a um parque.

Gerente do Minas Radical, centro de aventuras e ecoturismo localizado em Alphaville Lagoa dos Ingleses, ela fala que uma das propostas do estabelecimento é transformar momentos de lazer em ferramenta pedagógica.

“Quando o aluno vivencia algo na prática, assimila melhor o conteúdo. Fazemos isso por meio das atividade disponíveis no parque”.

Antes de um estudante saltar de tirolesa, por exemplo, ele pode utilizar as fórmulas de física e calcular o tempo que gastará para percorrer de um ponto ao outro, levando em consideração a distância e o próprio peso. De forma semelhante, lições de história, geografia ou português podem ser aprendidas.

A visita a uma gruta e ao Parque do Caraça reforçou lições de ciências para o estudante Álvaro Augusto Oliveira, do 7º ano da Escola Estadual Doutor José Maria Lobato, em Oliveira, região Centro-Oeste de Minas.

“Fui com minha turma às grutas de Maquiné e Rei do Mato. Nunca tinha ouvido falar sobre elas e vi as rochas estalactites e estalagmites, que são formadas lá dentro”, ensina, com empolgação.

Já no Parque do Caraça, Álvaro conta que descobriu a riqueza da fauna e flora brasileiras. “Já tinha estudado tudo em livro, mas quando vi pessoalmente, fiquei encantado”.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por