Os corpos do empresário Márcio Bissoli e do piloto Luiz Gustavo Araújo Soares, vítimas de um acidente com helicóptero em Espírito Santo do Dourado, no Sul de Minas, foram encontrados na manhã desta segunda-feira (18). De acordo com o Corpo de Bombeiros, foi preciso fazer uma escavação no ponto de impacto da aeronave para encontrá-los.

O corpo do piloto foi localizado por volta das 10h, enquanto o corpo de Márcio Bissoli, CEO do grupo de mineração Bauminas, foi encontrado uma hora depois. Eles foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Belo Horizonte.

Apesar da gravidade do acidente, ocorrido no último sábado (16), havia a esperança de que eles fossem encontrados com vida, pois poderiam ter saltado do helicóptero com pára-quedas antes da queda.

O acidente aconteceu próximo ao município de Espírito Santo do Dourado, em área de difícil acesso, às margens da MG-179. Ao tocar o solo, a aeronave explodiu e as chamas se espalharam pela vegetação. As peças foram arremessadas por um raio de 150 metros. O helicóptero decolou de Nova Lima (MG) com destino ao aeroporto de Congonhas (SP). 

A investigação está a cargo do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), ligado à Força Aérea Brasileira. Segundo o órgão, investigadores do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA III), órgão regional do Cenipa, trabalharam em Espírito Santo do Dourado (MG), desde domingo, para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PR-JMB, ocorrido no sábado (16/06).

A Ação Inicial é o começo do processo de investigação e possui o objetivo de coletar dados: fotografar cenas, retirar partes da aeronave para análise, reunir documentos e ouvir relatos de pessoas que possam ter observado a sequência de eventos. A investigação tem o objetivo de prevenir que novos acidentes com as mesmas características ocorram.

A conclusão de qualquer investigação conduzida pelo Cenipa terá o menor prazo possível, segundo o órgão, dependendo sempre da complexidade do acidente. Assim que a investigação estiver concluída, o relatório final é tornado público no site do Cenipa

Leia mais:
Bombeiros retomam busca por vítimas de acidente de helicóptero no Sul de Minas
Corpos de vítimas de acidente com helicóptero no Sul de MG podem estar debaixo de ferragens
Acidente com helicóptero no Sul de Minas deixa dois mortos