Na última segunda (23), pacientes onco-hematológicos pediátricos do Hospital das Clínicas (HC-UFMG) se transformaram em super-heróis para uma sessão de fotos muito especial. 

A iniciativa é do projeto Superação, da equipe do eixo Qualidade de vida e diagnóstico precoce do câncer na infância e na adolescência, do programa de extensão ObservaPED, da Faculdade de Medicina da UFMG. 

O encontro foi uma forma lúdica de trabalhar o resgate da coragem e autoconfiança desses super-heróis, além de trazer mais alegria para os pacientes que passam pelo hospital durante o tratamento.

As dezenove crianças e adolescentes, de dois a 17 anos, foram escolhidas por sorteio, entre as que estavam em tratamento no HC, e cada uma delas escolheu o super-herói favorito para o dia das fotos. 

“A gente sabe das histórias deles, de sofrimento, de luta. Quando os vemos ali, sorrindo, se achando super-heróis, você vê como valeu”, comenta a professora Karla Rodrigues, do Departamento de Pediatria. 

Exposição

No dia 21 de novembro, às 15h, será inaugurada a exposição do projeto, no Museu Inimá de Paula e as imagens permanecerão expostas por um mês. As crianças e adolescentes serão presenteados com as fotografias.

Colaboração

A realização do projeto SuperAção incluiu diversos colaboradores, entre profissionais voluntários e membros da comunidade da UFMG. Um restaurante nos Estados Unidos, o Aroma Brazil Restaurant, foi o responsável pela doação de todas as fantasias. Além disso, 19 padrinhos, que não conhecem as crianças, vão custear a impressão das fotos para a exposição.

Alguns dos colaboradores são o fotógrafo W. Gontijo, a designer Renata Gontijo, a estilista Patrícia Nascimento e equipe, além do maquiador Marcus Martinelli e sua equipe.